PROJETO DE LEI Nº 64/2025 DO LEGISLATIVO: Altera o inciso III do art. 159 da Lei Municipal nº 4.613, de 31 de outubro de 2018, para autorizar, nas instituições de ensino públicas e privadas, a instalação de cobertura avançando sobre a calçada em até 80% (oitenta por cento) da largura do passeio e até 80% (oitenta por cento) da testada do terreno.
PROJETO DE LEI Nº 65/2025 DO LEGISLATIVO: Dispõe sobre o direito de preferência das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar à matrícula e/ou transferência dos filhos, ou de crianças e adolescentes sob sua guarda, nas escolas da Rede Municipal Ensino de Francisco Beltrão - PR.
MOÇÃO DE APLAUSOS Nº 24/2025: Moção de Aplausos ao atleta Marcos Terres Ferreira, pelo exemplo de superação, dedicação e conquista no fisiculturismo, coroado com a recente obtenção do tão almejado "Pro Card" da IFBB (Federação Internacional de Fisiculturismo e Fitness), que o consagra como atleta profissional e o coloca entre os maiores nomes do esporte no cenário nacional e internacional.
REQUERIMENTO Nº 378/2025: REQUERER, que seja encaminhado ofício à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, solicitando as seguintes informações:
1. Se existe cronograma definido para a limpeza, manutenção e retirada de lixos e vidros no Parque Lago das Torres;
2. Em caso positivo, qual a previsão de execução desses serviços e com qual frequência têm sido realizados;
3. Se há planejamento de ações permanentes voltadas à conservação do referido espaço público, a fim de garantir segurança aos frequentadores e preservação ambiental.
REQUERIMENTO Nº 379/2025: REQUERER, após ouvido o plenário, que seja encaminhado ofício ao Poder Executivo Municipal, por meio do setor jurídico da Prefeitura, solicitando as seguintes informações:
1. Se existem estudos ou projetos em andamento com vistas à municipalização do trecho da PR-180, compreendido entre as proximidades da unidade da empresa BRF até a trincheira do Loteamento Nortão;
2. Em caso afirmativo, qual a previsão para envio de eventual projeto à apreciação desta Casa Legislativa.
REQUERIMENTO Nº 380/2025: REQUERER, abono de falta referente a minha ausência na sessão ordinária do dia 08 de agosto de 2025.
REQUERIMENTO Nº 381/2025: REQUERER, após ouvido o plenário, que seja encaminhado ofício ao Executivo Municipal, para que por meio da Secretaria Municipal de Educação, para que preste os devidos esclarecimentos acerca da alimentação fornecida nos intervalos de lanche aos professores e demais funcionários públicos das escolas municipais e dos Centros Municipais de Educação Infantil. Diante disso, requeiro as seguintes informações:
1. Existe alguma norma jurídica que discipline a regulamentação dos lanches nos horários de intervalo das escolas municipais e cmeis? Caso não haja norma municipal específica, há regulamentação em âmbito estadual ou federal?
2. Essa norma contempla os direitos dos professores e demais servidores públicos quanto ao acesso à alimentação durante a jornada de trabalho no ensino público?
3. De que forma essa regulamentação é repassada às escolas e cmeis? Todos os profissionais da educação têm acesso a tais normas ou regulamentos?
4. Como é realizada a distribuição de lanches nas escolas e de qual verba pública são destinados os recursos para tal finalidade?
5. Quem são os profissionais responsáveis por estabelecer a quantidade de alimentos que cada professor ou funcionário pode consumir nos intervalos?
6. Existe alguma norma ou regulamento que obrigue o município a oferecer lanche durante os intervalos/recreios nas escolas e cmeis, ou isso depende da organização de cada instituição, conforme a disponibilidade orçamentária?
7. Quais são os horários de intervalo oficialmente fixados para professores e funcionários nas escolas e cmeis? Existe regulamentação uniforme ou cada escola define de acordo com sua realidade?
8. Qual a duração mínima do intervalo destinada aos professores e demais servidores da educação?
9. Quem é o fornecedor atual dos lanches destinados aos alunos e aos profissionais da educação?
10. Caso tenha ocorrido alteração de fornecedor (empresa terceirizada, cooperativa, agricultura familiar etc.), informar qual era o fornecedor anterior, em que período atuou e o motivo da substituição.
11. Quem será o próximo fornecedor responsável pelo fornecimento de lanches? Já existe contrato vigente ou em fase de licitação?
12. Quais critérios são adotados para a escolha e contratação dos fornecedores (licitação, pregão eletrônico, chamamento público etc.)?
13. Qual a origem exata da verba utilizada para o fornecimento de lanches aos professores e servidores?
14. Há distinção entre a verba destinada à alimentação dos alunos e a destinada aos professores/funcionários?
15. Existe algum relatório de prestação de contas ou instrumento de transparência pública referente ao fornecimento de lanches para os profissionais da educação?
16. O Conselho da Merenda Escolar segue um roteiro ou normativa de acompanhamento?
17. A Secretaria já realizou, ou pretende realizar, pesquisa de satisfação com os professores e funcionários sobre a qualidade e adequação da alimentação servida durante a jornada? (através de enquete ou plataforma google forms)
18. Existe possibilidade de abertura de espaço para apresentação de propostas de cardápio mais adequados, considerando aspectos nutricionais e a realidade local?
REQUERIMENTO Nº 382/2025: REQUERER que seja encaminhado ofício ao Executivo Municipal, para que, por meio da Secretaria Municipal de Educação e demais setores competentes, encaminhe a esta Casa de Leis relatório contendo:
1. O custo operacional individualizado de cada Escola Municipal e de cada Centro Municipal de Educação Infantil, discriminando despesas fixas e variáveis;
2. A identificação de cada instituição, constando nome, endereço e dados de funcionamento;
3. O número de salas de aula, alunos matriculados e funcionários em exercício em cada unidade;
4. Os gastos mensais e/ou anuais com água, energia elétrica, telefone/internet, material de consumo e demais despesas administrativas;
5. Quando existente, a indicação de valores destinados à manutenção predial e pequenos reparos.
REQUERIMENTO Nº383/2025: REQUERER que seja encaminhado ofício ao Executivo Municipal, para que, por meio da Secretaria Municipal de Educação, encaminhe a esta Casa de Leis as seguintes informações:
1. Quantas escolas municipais atualmente ofertam jornada ampliada e quantos alunos estão matriculados nesta modalidade;
2. Quantas escolas municipais ofertam tempo integral e quantos alunos são atendidos nesta modalidade;
3. Quando possível, indicar o nome de cada escola, com a respectiva quantidade de turmas e de estudantes contemplados em cada programa.
REQUERIMENTO Nº 384/2025: REQUERER que seja encaminhado convite ao Sr. Willian Amann, para que compareça a esta Casa de Leis e exponha informações detalhadas sobre os recursos do FUNDEB, com enfoque em:
Distribuição e aplicação de recursos em CMEIs de jornada parcial e integral;
Destinação dos recursos para as escolas municipais;
Critérios de cálculo e repasse do FUNDEB;
Possíveis ajustes ou melhorias na utilização dos recursos e assuntos que julgar pertinente.
REQUERIMENTO Nº 385/2025: REQUERER que seja encaminhado ofício ao Executivo Municipal, para que, por meio da Secretaria Municipal de Educação e demais secretarias responsáveis que encaminhe a esta Casa de Leis as seguintes informações:
1. Quais escolas municipais estão contempladas no plano de investimentos para o exercício de 2026;
2. Quais obras e ações estão previstas em cada unidade (ex.: reformas, ampliações, construção de novas salas, cobertura de quadras, aquisição de equipamentos, melhorias de acessibilidade, entre outras);
3. O valor estimado de cada investimento, bem como a fonte de recursos prevista (recursos próprios, transferências estaduais/federais, convênios ou emendas parlamentares);
4. O cronograma de execução inicialmente projetado para tais investimentos.
REQUERIMENTO Nº 386/2025: REQUERER que seja encaminhado ofício ao Executivo Municipal, para que, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informe a esta Casa de Leis qual o valor repassado por aluno matriculado em escolas da rede municipal que ofertam jornada ampliada, contemplando os dois turnos (manhã e tarde).
REQUERIMENTO Nº 387/2025: REQUERER ao Poder Executivo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, solicitando informações a respeito do cumprimento da Lei Municipal nº 1.578, de 27 de setembro de 1989, que dispõe sobre a formação cívica nas escolas municipais de ensino de 1º grau. Considerando que tal legislação tem por objetivo assegurar o desenvolvimento da consciência cívica, do respeito aos valores democráticos e da participação cidadã desde a infância, e tendo em vista que há relatos de que a lei não estaria sendo cumprida em algumas unidades escolares, solicita-se: Quais as ações atualmente realizadas pela Secretaria Municipal de Educação para garantir a aplicação da referida lei? Quais motivos justificam a eventual ausência de cumprimento da norma em algumas escolas? Existe planejamento para retomada ou adequação de atividades relacionadas à formação cívica, conforme previsto na legislação?
REQUERIMENTO Nº 388/2025: REQUERER que seja encaminhado ofício ao Executivo Municipal, para que, por meio da Secretaria Municipal de Educação, encaminhe a esta Casa de Leis as seguintes informações:
Relação atualizada do número de professores pertencentes ao Quadro Próprio do Magistério (QPM) do Município;
Quantos destes profissionais exercem funções diretamente na Secretaria Municipal de Educação (lotados na sede administrativa);
Quantos professores QPM encontram-se cedidos a outras Secretarias ou órgãos da Administração Pública, indicando para qual setor e a respectiva função desempenhada.
INDICAÇÃO Nº 555/2025: INDICAR, ao Poder Executivo Municipal para que seja realizado estudo de viabilidade para a implantação de um Ambulatório de Menopausa, destinado ao atendimento especializado das mulheres do município.
INDICAÇÃO Nº 556/2025: INDICAR, ao Executivo Municipal, por meio do setor competente, que viabilize equipe de limpeza urbana para que, de forma habitual e periódica, seja realizada a limpeza das Ruas Teresópolis e Antônio Silvio Barbieri, bem como da Avenida Atílio Fontana.
INDICAÇÃO Nº 557/2025: INDICAR, ao Executivo Municipal, através do setor competente, que sejam realizadas obras de pavimentação asfáltica nas ruas Arcei Alvarino Soares, Ramiro Roque da Silva, Anibal Boscatto, Oliva Guarda Braghini, Juventina Ribeiro da Silva e Rua Guilherme Alexandre, no loteamento Nortão I.
INDICAÇÃO Nº 558/2025: INDICAR, ao Executivo Municipal, para que proceda melhorias no Posto de Saúde do Bairro Cantelmo, tendo em vista o estado precário das instalações.
INDICAÇÃO Nº 559/2025: INDICAR, ao Chefe do Debetran que seja realizado estudo técnico com vistas a organizar o acesso de veículos ao Parque de Exposições Jaime Canet Júnior, especialmente nos finais de semana, quando há maior fluxo de automóveis e pedestres.
INDICAÇÃO Nº 560/2025: INDICAR, após ouvido o plenário, que seja encaminhado ofício ao Executivo Municipal, que sejam realizados os estudos técnicos e jurídicos necessários para a elevação da comunidade do Rio Tuna à categoria de distrito do município de Francisco Beltrão.
Ofício Nº 707/2025: Caixa Econômica Federal, assunto: Crédito de recursos financeiros - Orçamento geral da União.
Senhor presidente, notificamos a Vossa Excelência que o crédito de recursos financeiros sob bloqueio em 21/08/2025 no valor de R$ 891.810,14 na conta vinculada ao termo de compromisso Nº 959942/2024, firmado com o município de Francisco Beltrão, assinado em 07/06/2024 no âmbito do programa Educação Básica Democrática, Com Qualidade da Equidade, sob gestão do Fundo Nacional de Desenvolvimento e Educação, que tem por objetivo "CONSTRUÇÃO DE CRECHE: PINHEIRÃO / FRANCISCO BELTRÃO/PR - FNDE - CRECHE TIPO I". Informamos que o valor da contrapartida deverá ser depositado na conta vinculada de acordo com o cronograma de desembolso. Respeitosamente, Fernanda do Nascimento Ferronato, Assistente Sênior, representante da gerência executiva do governo governo Cascavel, Paraná.