Projeto de Lei Ordinário - Poder Executivo nº 12 de 2025
Autor: ANTÔNIO PEDRON - PREFEITO
Autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder direito real de uso, com encargos, de bem imóvel à empresa Leandro dos Santos Ltda. e dá outras providências.
Projeto de Lei Ordinário - Poder Legislativo nº 10 de 2025
Autor: Cidney Barbiero Filho
Altera dispositivo da Lei Municipal n.º 4.630, de janeiro de 08 de janeiro de 2019, que estabelece as áreas urbanas especiais, ou Zona Periurbana, e regulamenta o parcelamento do solo para formação de Condomínios de Chácaras de Recreio, e dá outras providências.
Projeto de Lei Ordinário - Poder Legislativo nº 16 de 2025
Autor: Pedro Eduardo Bernardon dos Santos
Altera a denominação da Rua José Wesseller para Rua José Wessler, e dá outras providência.
Projeto de Lei Ordinário - Poder Legislativo nº 17 de 2025
Autor: Pedro Eduardo Bernardon dos Santos
Altera a denominação da Rua Leopoldino Paticheli para Rua Leopoldino Particheli, e dá outras providências.
Requerimento nº 187 de 2025
Autor: Cidney Barbiero Filho
REQUERER, após ouvido o plenário, que seja oficiado ao Chefe do Poder Executivo Municipal, para que, por meio do setor competente, encaminhe a esta Casa de Leis informações detalhadas sobre os valores pagos pelo Município à AMSOP – Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná – nos últimos 12 (doze) meses.
Solicita-se, ainda, que sejam informados:
• Os valores mensais repassados;
• As respectivas datas dos pagamentos;
• A finalidade ou objeto de cada repasse (quando houver especificação);
• Cópias dos comprovantes ou documentos que embasaram os pagamentos.
Requerimento nº 188 de 2025
Autor: Fernando Misturini
REQUERER, seja consignado em Ata, VOTO DE PESAR, pelo falecimento de Luiz Alberto Tomazoni Filho, ainda solicito que seja encaminhado ofício aos familiares.
Requerimento nº 189 de 2025
Autor: Mara Lucia Fornazari
REQUERER, à Secretaria Municipal de Educação e ao Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB para que, no prazo legal, prestem as seguintes informações referentes aos exercícios de 2022, 2023 e 2024:
1. Demonstrativo detalhado dos saldos anuais e dos gastos efetivos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), incluindo:
• Receitas totais anuais;
• Despesas realizadas, discriminadas por natureza (remuneração do magistério, manutenção e desenvolvimento do ensino, entre outras);
• Saldos remanescentes ao final de cada exercício.
2. Informações sobre os valores recebidos e aplicados da complementação VAAR (Valor Aluno Ano Resultado), incluindo:
• Montantes recebidos anualmente;
• Critérios utilizados para a aplicação dos recursos;
• Projetos ou programas financiados com esses recursos.
Requerimento nº 190 de 2025
Autor: Vereadores
VOTO DE PESAR pelo falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco, ocorrido no dia 21 de abril de 2025, no Vaticano.
Requerimento nº 191 de 2025
Autor: Valmir Antônio Tonello
REQUERER, abono de falta referente a minha ausência na sessão ordinária do dia 24 e 25 de março de 2025.
Requerimento nº 192 de 2025
Autor: Silmar Gallina
REQUERER, abono de falta referente a minha ausência na sessão ordinária do dia 31/03 e 01/04 do corrente ano.
Requerimento nº 193 de 2025
Autor: Oberdan Raul Saretta
REQUERER, abono de falta referente a minha ausência na sessão ordinária do dia 31de março e 01 de abril do corrente ano.
Requerimento nº 194 de 2025
Autor: Rosenildo Borges - Nildo Gás
REQUERER, abono de falta referente a minha ausência na sessão ordinária do dia 24 e 25 de março de 2025.
Indicação nº 296 de 2025
Autor: Valmir Antônio Tonello
INDICAR, ao Executivo Municipal, para que através do setor competente proceda pavimentação asfáltica da Rua Sibipiruna, Bairro Aeroporto, no trecho compreendido entre as ruas Canafístula e Cabo Frio.
Indicação nº 297 de 2025
Autor: Anelise Marx
INDICAR, ao Poder Executivo, para que seja realizado estudo de viabilidade técnica e orçamentária visando à construção de uma Capela Mortuária na Comunidade do Assentamento Missões, de forma a atender também às demais comunidades do entorno.
Indicação nº 298 de 2025
Autor: Cidney Barbiero Filho
INDICAR, ao Executivo Municipal, através do setor competente, que sejam realizadas obras de pavimentação asfáltica nos seguintes trechos:
• Rua João Borges, no trecho compreendido entre a Rua Eduardo Hellmann e a Avenida José Hellmann;
• Rua Eduardo Hellmann, no trecho entre a Rua Santa Inês e o final da referida via;
• Rua Santa Inês, no trecho entre a Rua Paraná e a Avenida José Hellmann.
Indicação nº 299 de 2025
Autor: Cidney Barbiero Filho
INDICAR, ao Executivo Municipal, através do setor competente, que sejam realizadas obras de pavimentação asfáltica nos seguintes trechos:
• Rua Fernando Testa, no trecho compreendido entre a Rua L. Frederico Pollmann e o Lote 4-A;
• Rua Alexandre Signori, no trecho entre o pavimento existente e o final do Lote 15-B;
• Avenida Jacintho José Ferri, no trecho entre a Rua Izidoro Antunes dos Santos e o final dos Lotes 68/100.
Indicação nº 300 de 2025
Autor: Valmir Antônio Tonello
INDICAR, ao Executivo Municipal, para que através do setor competente proceda pavimentação asfáltica da Rua Guatambu, Bairro Aeroporto, no trecho compreendido entre as ruas Canafístula e Cabo Frio.
Indicação nº 301 de 2025
Autor: Emanuel Venzo
INDICAR, ao Executivo Municipal, por meio do setor competente, a necessidade urgente de melhorias estruturais no Centro Municipal de Educação Infantil Herbert de Souza (Betinho), localizado no Bairro Padre Ulrico, considerando as demandas expostas abaixo.
Indicação nº 302 de 2025
Autor: Pedro Eduardo Bernardon dos Santos
INDICAR, ao Executivo Municipal, por meio de estudos do setor competente, que realize a pavimentação asfáltica na Rua David Donadel, no Bairro Cantelmo.
Indicação nº 303 de 2025
Autor: Jussir José Nesi Junior
INDICAR, após ouvido o plenário, que seja encaminhado ofício ao Executivo Municipal, solicitando que o Posto de Saúde do Rio Tuna seja denominado de Posto de Saúde Felice Manfroi, em homenagem ao grande pioneiro da comunidade.
Indicação nº 304 de 2025
Autor: Maria de Fátima Ize Niclotte
INDICAR, após ouvido o plenário, que seja enviado ao ofício ao Executivo Municipal para que o setor competente analise a necessidade de intervenção urgente na pavimentação e drenagem da Rua Síria, devido a problemas recorrentes causados pelo acúmulo de enxurradas. Atualmente, toda a água pluvial se concentra na via, tornando-a intransitável e gerando transtornos à mobilidade dos moradores. Apesar de uma intervenção anterior para instalação de manilhas, o problema persiste, pois, a água não está sendo devidamente canalizada para a tubulação existente. Além disso, há cimento dentro da tubulação, prejudicando ainda mais o fluxo da água. Outro ponto preocupante é o impacto da água acumulada sobre os muros de uma residência, o que pode comprometer sua estrutura e colocar os moradores em risco.
Indicação nº 305 de 2025
Autor: Silmar Gallina
INDICAR, após ouvido o plenário, que seja encaminhado ofício ao Executivo Municipal, que forneça à Associação de Proteção à Maternidade, à Infância e à Família 06 computadores e mobília.
Indicação nº 306 de 2025
Autor: Valmir Antônio Tonello
INDICAR, ao Executivo Municipal, para que através do setor competente proceda pavimentação asfáltica da Rua Cedro Rosa, no trecho compreendido entre as ruas Canafístula e Cabo Frio.
Ofício e Rotary Francisco Beltrão.
Francisco Beltrão, 14 de abril de 2025.
Ofício 9 - Segundo Festival da Costela, em homenagem ao dia do Trabalhador.
Eu, Henrique Zamadei, presidente da Fundação de Unidade Rotária de Francisco Beltrão, FURB, escrita sobre o CNPJ 173.238.0001/19, gestão 2024/2025. Venho por meio desse convidar Vossa Excelência e demais vereadores para prestigiarem o segundo costelão do Dia do Trabalhador, que ocorrerá no dia primeiro de maio de 2025 na Associação dos Motoristas Guarda São Cristóvão em Francisco Beltrão. Contamos com contamos com suas presenças para celebrar essa importante data e homenagem aos trabalhadores.
Henrique Zamadei
Presidente de gestão 2024/2025.
A Câmara de Vereadores Francisco Beltrão.
Assunto solicitação de certidão de vigência da Lei de Utilidade Pública.
Senhores, a Associação de Aviação, anteriormente denominada de Aeroclube de Francisco Beltrão, veio, respeitosamente a esta casa legislativa a emissão da certidão de vigência da Lei Municipal 896/81 de 4 de dezembro de 1981, que declarou a referida entidade comoutilidade pública. Tal certidão se faz necessária para fins de atualização cadastral e atendimento às exigências de órgãos oficiais. Desde já agradecemos pela atenção dispensada e colocamos colocamos-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários.
Atenciosamente, Lucas Mazon Flessak.
Ofício 38/2025.
Senhor presidente Cidney Barbiero Filho.
Excelentíssimo senhor Presidente e demais Vereadores, o presente tem a finalidade de atender ao requerimento 138/2025 apresentado pelo Senhor Bruno Savarro e Vereador Emanuel Venzo. Informamos que segue, conforme solicitado relato abaixo, eh tópicos e artigos parágrafos de leis que mencionam a forma em que é calculado o valor do lançamento da taxa de coleta de lixo.
Ofício 124/2025.
A Câmara Municipal de Francisco Beltrão.
Assunto: Resposta ao requerimento 109/2025, gabinete da Vereadora Mara Fornazari. Cumprimentando cordialmente, encaminhamos para o conhecimento e apreciação dessa casa legislativa a resposta elaborada pela Secretaria Municipal de Saúde ao requerimento 109 de autoria da Vereadora Mara Fornazari Urbano, referente à transparência e ao acesso das listas de espera por exames de procedimentos no município.
Ofício 121/2025.
Assunto resposta ao requerimento 115/2025, gabinete da Vereadora Mara Fornazari Urbano.
Senhor presidente, cumprimentando cordialmente, em atenção o requerimento 115/225 de autoria da Vereadora Mara Fornazari Urbano, que solicita informações acerca de atendimentos realizados pela ouvidoria da saúde.
Viemos apresentar os seguintes dados:
manifestações dos cidadãos, exercício 2024: Reclamações 481; Registros solicitações: 220 registros; Denúncia: 182 registros; Elogios: 32; Sugestões: 2 registros; Uma investigação preliminar em andamento; 89 providências corretivas adotadas; 23 consideradas improcedentes, e nove com informações insuficientes para as demais medidas. Segue em anexo as demais informações.
Ofício número 117/2025
Gabinete Excelentíssimo Senhro Cidney Barbiero Filho, Presidente da Câmara de Vereadores.
Assunto resposta ao ofício 110 de 2025. Senhor presidente, cumprimentando cordialmente, informo que a Secretária Municipal de Saúde, Cíntia Jaqueline Ramos estará presente na sessão da Câmara de Vereadores na data de 28/04 às 14 horas, para efetuar a explanação e apresentações sugeridas no documento.
Ofício 119/2025.
Assunto encaminhamento resposta indicação 218/2025.
Vereador Júnior Nesi.
Senhor presidente, cumprimentando cordialmente, sirvo do presente para encaminhar a vossa excelência para o reconhecimento a resposta elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde referente à indicação 218 de autoria do Vereador Júnior Nesi, relacionadas às melhorias na unidade de saúde das comunidades do interior.
Ofício 119/2025
Assunto informações relativas ao programa Horta Comunitária, informações complementares. Senhora Vereadora, cumprimentando cordialmente em atenção o requerimento 110/2025 referente ao programa Horta comunitária do município de Francisco Beltrão, informamos que o referido programa instituído pela Lei Municipal 4.538 de 14 de dezembro de 2017 encontra-se em fase de reorganização.
Ofício 118/2025.
Excelentíssima Vereadora Mara Fornazari
Assunto resposta ao requerimento 100
Senhora Vereadora, cumprimentando cordialmente em atenção requerimento 100/2025 de autoria da Vossa Excelência, informamos que a Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com o Hospital Geral Intermunicipal Dr. Arizone Mendes de Araújo, prestou as informações solicitadas quanto às ações desenvolvidas no âmbito do município de Francão relacionadas ao enfrentamento à violência obstétrica e a promoção de um atendimento humanizado às gestantes. Encaminhamos em anexo a referida resposta contendo esclarecimentos prestados pela Secretaria Municipal de Saúde, contemplando as informações requisitadas.
Ofício 123 de 2025.
Assunto: Encaminhamento, resposta ao ofício 105 de 2025, gabinete da vereadora Aline Biezus, cumprimentando cordialmente, sirvo do presente para encaminhar para o conhecimento as providências que entender cabíveis. A resposta elaborada pela Secretaria Municipal de Saúde em ação ao conteúdo do ofício 05/2025 de autoria do gabinete da Vereadora Aline Biezus.
O documento em anexo apresenta os esclarecimentos e informações técnicas prestadas pela passa responsável em relação aos questionamentos e encaminhamentos.
Município de Francisco Beltrão, estado do Paraná. Senhora Aline Biezus, Vereadora Presidente da Comissão de Saúde, bem-estar e meio ambiente de Francisco Beltrão.
Assunto: manifestação em caráter opinativo do comitê municipal de prevenção ao óbito materno, infantil e fetal.
Prezada Vereadora Aline Biezus, em atenção ao ofício 07/2025, referente à solicitação de criação do Projeto de Lei que estabelece a obrigatoriedade para os estabelecimentos da rede municipal de saúde de orientar e esclarecer as gestantes sobre riscos e as consequências do procedimento abortivo. O comitê municipal de prevenção ao óbito materno, infantil e fetal se manifesta da seguinte forma, em caráter opinativo, considerando que o atendimento e a atenção às pacientes que se encontram em situação de abandono, previsto em lei.
É parte dos princípios fundamentais da bioética, a autonomia, direito do paciente em tomar decisões sobre o seu tratamento e intervenções de saúde, beneficiência, obrigação, ética de se maximizar o benefício e minimizar o dano, não maleficiência e ação deve ser ação deve sempre causar o menor prejuízo à pessoa, reduzindo os efeitos adversos ou indesejáveis à suas ações.
Justiça, Profissional de saúde deve atuar com imparcialidade, evitando que aspectos sociais, culturais, religiosos, morais e outros interferem na relação com o paciente. Considerando que em todo o caso previsto por lei para interrupção da gestação, a atenção à saúde do indivíduo deve ser garantida prioritariamente, respeitando a pessoa na sua liberdade, dignidade, autonomia e autoridade moral e ética para decidir, afastando preconceitos, estereótipos e discriminações de qualquer natureza que possam negar e desumanizar esse entendimento. Considerando que a abordagem a uma gestação vítima de violência sexual com o desejo de interrupção da gestação deve seguir rigorosamente a legislação vigente estabelecida para o Código Penal Brasileiro nas normas técnicas e portarias do Ministério da Saúde e as normativas pactuações e protocolos estaduais.
É dever do profissional de saúde realizar uma escuta qualificada sem julgamentos, garantindo o sigilo, o respeito e, principalmente, autonomia da paciente. Considerando que atualmente o nosso município utiliza-se do protocolo de atendimento para interrupção de gravidez decorrente da violência sexual da macrorregião oeste do Paraná.
E o hospital de referência é o Hospital Universitário do Oeste do Paraná, na cidade de Cascavel, e segue todos os trâmites desde a solicitação até a aprovação do procedimento. Em síntese, consideramos que o papel da equipe de saúde diante dessa demanda é oferecer acolhimento, evitando julgamentos e preconceitos.
O atendimento sempre deve estar amparado em cumprimento da lei, respeitando as normas e diretrizes já estabelecidas. Diante da sugestão do assunto ser abordado em encontros com gestantes e familiares por meio de demonstrações de vídeos e imagens do procedimento. Consideramos não ser conveniente a abordagem de um tema nessa temática.
Comitê Municipal de Prevenção ao Óbito Materno, Infantil e Fetal FB Paraná.