Rudimar Czerniaski – Diretor do DEBETRAN: Durante sua participação na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Francisco Beltrão, o diretor do DEBETRAN, Rudimar Czerniaski, apresentou um panorama completo das ações desenvolvidas pelo departamento. Ele iniciou explicando os pilares que norteiam o trabalho da pasta, destacando as áreas de transporte, segurança pública, tecnologia, engenharia de trânsito, estatísticas, fiscalização, educação para o trânsito e sinalização viária.
Na área do transporte, Rudimar explicou que o DEBETRAN é responsável por emitir alvarás provisórios para taxistas e fiscalizar a regularização da documentação. Na segurança pública, ressaltou a integração do sistema de videomonitoramento com o 21º Batalhão da Polícia Militar, por meio da extensão da rede de fibra óptica, permitindo o acesso das forças de segurança às imagens em tempo real. Essa ação atendeu a uma demanda antiga e contribui significativamente para o trabalho das polícias.
Em relação à tecnologia no trânsito, destacou a implantação do estacionamento rotativo digital (Faixa Azul), que já conta com mais de 52 mil usuários cadastrados. Apesar da digitalização, o sistema de cartões de papel foi mantido para atender pessoas que ainda não utilizam smartphones. Com isso, agentes de trânsito continuam realizando a fiscalização presencial, especialmente nos casos em que o sistema digital não detecta o uso do cartão físico.
Outro ponto enfatizado foi o controle estatístico de acidentes de trânsito, que permite separar os dados por tipo de via (urbanas, rodovias e rurais), evitando distorções nas estatísticas do município. Essa análise é feita em parceria com outras instituições, buscando entender as causas dos acidentes e encontrar soluções estruturais.
No setor de educação para o trânsito, Rudimar relatou uma série de ações realizadas, especialmente durante o Maio Amarelo. Entre elas, palestras em empresas, escolas e instituições, simulação de acidentes no centro da cidade, entrega de cartilhas educativas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a utilização de um simulador de capotamento criado pela equipe do DEBETRAN. Destacou ainda a importância do trabalho preventivo com as crianças da rede municipal, com a entrega de material didático e capacitação de professores.
Rudimar também mencionou a importância da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), destacando que o acesso às imagens de segurança é restrito e criteriosamente avaliado, para evitar o uso indevido e preservar a responsabilidade do município.
Por fim, ele relatou os avanços na engenharia de trânsito, como a manutenção e modernização da sinalização viária, a instalação e conserto de semáforos e o planejamento de soluções para os principais pontos de congestionamento da cidade, sempre em parceria com outras secretarias municipais.
Encerrando sua fala, Rudimar agradeceu aos vereadores, à administração municipal e às entidades parceiras pelo apoio às ações do DEBETRAN. Reforçou ainda que, embora não seja possível medir diretamente o impacto de cada ação educativa, a redução no número de acidentes no mês de maio indica que as mensagens estão chegando à população. Disse acreditar na força da educação e da fé como ferramentas para salvar vidas no trânsito.
O vereador Emanuel Venzo agradeceu ao diretor de trânsito Rudimar Czerniaski pela presença e pelo trabalho do DEBETRAN na cidade. Ele fez quatro perguntas principais:
1 - Sobre vagas para motoristas de aplicativo, perguntou se já existe algum estudo ou legislação e se seria necessário criar uma lei específica. Rudimar respondeu que atualmente não há vagas exclusivas para aplicativos; esses motoristas utilizam as vagas rápidas. Para criar vagas específicas, será necessária legislação e estudo.
2 - Questionou sobre a instalação de redutores de velocidade, como faixas elevadas e radares, e pediu explicações sobre os critérios técnicos. Rudimar explicou que qualquer redutor precisa de estudo técnico. As lombadas não são mais permitidas. A faixa elevada, por exemplo, requer material adequado e sinalização. Ele ressaltou que o objetivo é equilibrar segurança e fluidez do trânsito, evitando tanto alta velocidade quanto congestionamentos.
3 - Perguntou sobre a possibilidade de fazer pinturas viárias em horários alternativos, como à noite, para não atrapalhar o trânsito durante o dia. Rudimar disse que isso é possível, mas há reclamações sobre barulho noturno. O DEBETRAN estuda usar pintura termoplástica, que tem maior durabilidade, e pretende ampliar o uso de horários alternativos, respeitando a qualidade do asfalto e a equipe disponível.
4 - Por fim, falou sobre a escola de trânsito para crianças, destacando que há recursos disponíveis no governo do estado para apoiar esse projeto. Rudimar confirmou que existe um projeto aprovado no DETRAN-PR, com orçamento de R$ 682 mil, para implantação da escolinha, compra de motocicletas para fiscalização, semáforos e troca de placas. Ele sugeriu que a Câmara e o Executivo unam forças para agilizar a execução desse projeto em Francisco Beltrão.
A vereadora Maria de Fátima cumprimentou o diretor Rudimar e sua equipe, elogiando o trabalho de excelência realizado pelo DEBETRAN no município. Ela destacou a importância da escola de trânsito para as crianças e parabenizou a equipe, especialmente a Carla, pelo trabalho desenvolvido, reforçando o compromisso de apoiar essa iniciativa.
Sobre os motoristas de aplicativos, mencionou conversa com um representante da categoria, que informou cerca de 192 empregados atuando no município, mostrando a relevância econômica do setor. Ela reforçou a necessidade de otimizar vagas para esses motoristas, garantindo espaços para entrada e saída sem multas, sem prejudicar os taxistas, mas assegurando um espaço legal para os aplicativos.
Maria de Fátima também pediu estudos para melhorar o trânsito na Avenida Atílio Fontana, próximo ao posto Delta e Associação São Cristóvão, incluindo a possibilidade de instalação de semáforo. Além disso, solicitou atenção urgente para o trânsito na entrada do loteamento Paver e na região da Sadia, devido à alta demanda da população.
O diretor Rudimar respondeu que a licitação para aquisição dos semáforos já foi feita e o equipamento deve chegar em breve para implantação. Ele explicou que os estudos para os semáforos envolvem várias secretarias, como IPUB, planejamento e infraestrutura. Sobre o loteamento Paver, informou que existem dificuldades devido à extensão ainda ser da CDR, mas há um pedido para que essa área seja municipalizada para que o município possa executar os projetos necessários.
O vereador Marcos Folador cumprimentou os membros do DEBETRAN e apresentou quatro dúvidas pontuais. Primeiro, questionou qual o melhor canal de comunicação para que os cidadãos possam solicitar serviços ao DEBETRAN, como reparo de pintura ou instalação de faixa elevada, ressaltando a importância de um canal oficial para protocolar essas demandas diretamente ao órgão.
Em seguida, perguntou sobre estudos ou planejamento para a rua Maringá, especialmente quanto ao fluxo de trânsito e a instalação de dispositivos redutores de velocidade. Também mencionou a sinalização com cones em frente ao Colégio Glória e ao DEBETRAN, destacando que em horários de pico esses cones ajudam a organizar o trânsito e sugeriu que fosse feito um estudo técnico para identificar outras escolas que possam se beneficiar de sinalização semelhante no horário de entrada e saída dos alunos.
O diretor Rudimar respondeu que o melhor canal para solicitações formais é o protocolo via documento oficial (1 DOC), que entra numa fila de execução e garante transparência e organização, embora também se use o WhatsApp para demandas urgentes. Sobre a rua Maringá, explicou que foi feita toda a sinalização necessária, incluindo limite de velocidade de 40 km/h e implantação de tachões em cruzamentos críticos, mas que não há projeto para implantar um binário, pois isso ainda é inviável sem estudo técnico e engenheiros especializados.
Ele também informou que a licitação para aquisição de semáforos já está concluída e empenhada, com previsão de implantação ainda este mês, começando pelo cruzamento da rua Bolívia com Maringá. Outros pontos com semáforos previstos são nas imediações do colégio Cango, rua Antônio Silvio Barbieri e avenida Atílio Fontana.
Quanto aos cones nas escolas, Rudimar explicou que o DEBETRAN não tem pessoal suficiente para operar em todos os colégios, mas que uma solução seria fornecer os cones para as próprias escolas, para que professores, diretores ou auxiliares possam fazer a sinalização temporária durante os horários de embarque e desembarque, aumentando a segurança e o controle do trânsito nesses momentos.
A vereadora Anelise Marx iniciou parabenizando pela explanação e destacou a importância de um olhar atento para o trânsito da cidade, que cresceu, mas não se modernizou adequadamente. Ela apresentou algumas dúvidas e questões importantes.
Primeiramente, questionou sobre os ônibus que transportam pacientes para instituições de saúde e que, após deixarem os passageiros, acabam estacionando na Avenida Romeu Lauro Werlang, o que atrapalha o comércio local e o acesso da população, devido à ocupação prolongada das vagas.
Em seguida, falou sobre a Avenida Maringá, mencionando que a retirada da rotatória aumentou os acidentes e reforçou a preocupação já levantada sobre a Rua Curitiba, que também sofre com alto volume de veículos e acidentes, especialmente nas esquinas com as ruas Maranhão e Sergipe, cobrando a previsão de implantação de redutores de velocidade.
A vereadora também abordou a necessidade de modernização dos semáforos da cidade, apontando que muitos são simples e não permitem conversões à direita ou à esquerda, sugerindo a substituição e realocação dos equipamentos.
Por fim, questionou sobre as vagas de táxi na Praça Central, que são poucas e frequentemente ficam vazias, e se haveria possibilidade de permitir o uso dessas vagas também para veículos de aplicativo, devido à dificuldade de estacionamento no centro.
O diretor Rudimar respondeu que, em relação aos ônibus da saúde, existe uma organização com licença para estacionamento em área próxima ao correio, onde os motoristas se comunicam para evitar aglomeração, mas reconheceu que esses veículos acabam ocupando vagas por longos períodos e, por vezes, estacionando em fila dupla, o que congestiona o trânsito e gera reclamações. Também mencionou a preocupação dos secretários de saúde quanto às multas aplicadas e a necessidade de encontrar uma solução que atenda tanto os comerciantes quanto o transporte de pacientes.
Sobre a Avenida Maringá, ele afirmou que a via está devidamente sinalizada e que acidentes graves têm motivado estudos para implantação de mais redutores de velocidade, especialmente na Rua Curitiba, onde o fluxo intenso e a proximidade de colégios exigem atenção para preservar a vida.
Quanto à modernização dos semáforos, explicou que os equipamentos atuais são eficientes e seguros, com temporizadores que evitam acidentes, mas que há estudos em andamento para modernizar a programação e permitir conversões controladas. Recentemente, ele participou de eventos sobre Smart City que tratam desse tema, e a expectativa é realizar ajustes técnicos para melhorar o fluxo.
Sobre as vagas para táxis na Praça Central, ele explicou que a organização dessas vagas é responsabilidade do DEBETRAN, que reconhece que algumas vagas ficam subutilizadas. Disse que há interesse em revisar a legislação para possibilitar que veículos de aplicativo utilizem essas vagas, buscando melhorar a mobilidade e o uso do espaço público.
O vereador Julio Spada parabenizou o diretor Rudimar e toda a equipe pelo esforço e trabalho apresentado. Em seguida, fez duas perguntas relacionadas ao sistema de monitoramento por câmeras do município.
Primeiramente, questionou se o sistema de monitoramento identifica veículos furtados ou com alguma infração, como débitos, e se há integração com órgãos como Detran ou Secretaria da Fazenda para essa verificação.
A segunda pergunta foi sobre a existência de reconhecimento facial nas câmeras para identificar criminosos ou pessoas procuradas.
O diretor Rudimar explicou que as câmeras do município não possuem diretamente essa função de monitorar débitos ou identificar veículos furtados, pois essas competências são de outros órgãos estaduais, como a Secretaria de Segurança Pública. No entanto, destacou que existe um termo de cooperação com o estado para possibilitar o monitoramento conjunto.
Sobre reconhecimento facial, mencionou que o secretário de inovação participou de reuniões recentes com empresas que trabalham com inteligência artificial e que as câmeras atuais têm tecnologia compatível para essa aplicação, mas ainda não está implementado no município. Ele reforçou que, quando a polícia identifica pessoas com mandados de prisão ou veículos furtados, pode agir com base nas informações das câmeras.
Finalizou afirmando que a evolução tecnológica nessa área está em andamento, sob responsabilidade da secretaria de inovação e tecnologia.
O vereador Pedro Tufão Filho parabenizou o diretor Rudimar e sua equipe pelo trabalho realizado, destacando a complexidade das demandas no trânsito e a importância de realizar estudos técnicos para evitar soluções que possam gerar novos problemas. Ele perguntou sobre a previsão para a municipalização do trecho da PR-180 em frente à Sadia e a entrada do bairro Sadia, ressaltando a necessidade de intervenções para melhorar a travessia dos funcionários da BRF naquele local. Também questionou quais intervenções estão planejadas para o trevo da Cidade Norte para melhorar o fluxo de trânsito. Por fim, pediu informações sobre as medidas previstas para a Avenida União da Vitória, especialmente nos pontos críticos da Rua Venezuela e da Rua Bahia, onde o trânsito é intenso e os acidentes frequentes.
O diretor Rudimar respondeu que o principal problema na União da Vitória é o comportamento dos motoristas, com alto índice de acidentes próximos ao semáforo. Para reduzir esses acidentes, estão avaliando a implantação de redutores de velocidade ou semáforos, mas ressaltou que faixas elevadas podem dificultar o deslocamento de veículos de emergência, como bombeiros e SAMU. Sobre o trevo da Cidade Norte, explicou que o prefeito já iniciou a construção do contorno para aliviar o trânsito e, em seguida, será implantado um semáforo na Rua Antônio Silvio Barbieri, próximo à Casa do Tio Ari, o que deve ajudar a controlar o fluxo da Rua Atílio Fontana. Quanto à PR-180 em frente à Sadia, informou que a municipalização do trecho está em processo e deve ser concluída em cerca de um ano, no início do próximo ano, sendo que as intervenções definitivas dependerão de estudos e projetos de engenharia para definir as melhores soluções, como passarelas ou adequações de pista.
O vereador Júnior Nesi agradeceu a presença do diretor Rudimar e dos colaboradores, mencionando que várias perguntas já haviam sido respondidas, como as relacionadas às ruas Maringá e Curitiba, e às câmeras de segurança. No entanto, pediu um complemento sobre o monitoramento por câmeras no interior do município, especialmente em pontos estratégicos onde a Polícia Militar anteriormente realizava o monitoramento com câmeras que foram doadas ao município para que o DEBETRAN pudesse assumir essa função junto à polícia.
O diretor Rudimar explicou que algumas câmeras foram realmente doadas, mas os sistemas não são compatíveis, dificultando a operação integrada. Por isso, essas câmeras podem não estar sendo utilizadas em conjunto com o sistema atual. Ele também informou que estão em estudo a implantação de novas câmeras, utilizando a internet de colégios e a colaboração de moradores, para ampliar o monitoramento em diversas comunidades do interior. No entanto, destacou que a polícia solicitou cautela para não divulgar amplamente essas informações, pois alguns pontos ainda fazem parte de investigações. Atualmente, o município conta com cerca de 200 pontos de monitoramento por câmeras instalados.
O Vereador Fernando Misturini iniciou agradecendo ao vereador Pedro por ceder o espaço para sua fala e parabenizou o diretor Rudimar pela explanação, especialmente sobre os binários — tema de interesse para ele por ser morador da região da Vila Nova, que frequentemente cobra soluções para o trânsito local. Também reforçou a importância do esclarecimento feito por Rudi sobre o acesso às filmagens das câmeras de monitoramento, destacando que muitos cidadãos cobram os vereadores acreditando que o DEBETRAN é obrigado a liberar as imagens, quando, na verdade, há uma legislação que regula esse tipo de acesso.
Na sequência, fez dois questionamentos: o primeiro foi sobre a Rua Pato Branco, e o segundo sobre vagas de carga e descarga e vagas rápidas de 15 minutos em frente ao comércio.
Em resposta, Rudimar afirmou que a Rua Pato Branco, apesar de ser estreita em diversos trechos, registra altos índices de velocidade, o que representa risco à segurança. Relatou, inclusive, ter presenciado um capotamento em um domingo, causado por excesso de velocidade, mesmo com lombada no local. Ele enfatizou que esse tipo de situação é reflexo do comportamento humano no trânsito, como desrespeito à sinalização, uso de celular e excesso de velocidade, e que medidas como a implantação de faixas elevadas e taxões são necessárias, mesmo gerando críticas. O objetivo, segundo ele, é preservar vidas, ainda que as ações não agradem a todos.
Sobre as vagas rápidas, Rudi foi enfático ao dizer que há pedidos absurdos, como colocação dessas vagas em frente a bares para facilitar a venda de bebidas alcoólicas. Afirmou que não autoriza nem autorizará esse tipo de solicitação, por ir contra a lógica da segurança no trânsito. Já em relação às vagas de carga e descarga, explicou que é necessário estudo técnico, pois em alguns locais elas acabam prejudicando a visibilidade e aumentando o risco de acidentes. Somente onde houver viabilidade e segurança as vagas poderão ser implantadas.
O vereador encerrou sua fala agradecendo e colocando-se à disposição do diretor e da equipe do DEBETRAN.
O Presidente da Câmara, vereador Cidão, iniciou sua fala agradecendo ao diretor Rudimar pelo atendimento à convocação e parabenizando sua equipe pelo trabalho desenvolvido. Em seguida, fez questionamentos objetivos e pontuais.
O primeiro tema abordado foi sobre a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, em conjunto com o Plano Diretor, os quais foram anteriormente discutidos na Câmara com o então secretário de Planejamento, Willam Madruga. Cidão questionou se há previsão de contratação de um engenheiro de tráfego para contribuir tecnicamente com o plano e se haverá consulta pública com participação da população durante o processo.
Rudimar respondeu que tanto o Plano Diretor quanto o Plano de Mobilidade estão sendo conduzidos com apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que foi contratada para auxiliar no desenvolvimento dos estudos. Segundo ele, a parte de planejamento de trânsito tem sido acompanhada por profissionais do IPUB e por engenheiros e arquitetos da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana. Além disso, afirmou que, conforme o plano avançar, poderá ser necessário realizar licitação para contratação de equipe especializada. Embora não tenha confirmado inicialmente a contratação direta de um engenheiro de tráfego, esclareceu, após nova pergunta do presidente, que reconhece a importância da contratação e que a necessidade poderá ser apontada pelas audiências públicas durante o processo participativo.
O segundo questionamento de Cidão tratou da equipe de sinalização horizontal, responsável pela pintura de faixas e demais sinalizações viárias. Ele observou que esse serviço parece ter diminuído ou desaparecido, apesar da necessidade constante.
Rudimar esclareceu que a equipe permanece a mesma, mas houve dificuldades como a necessidade de reequilíbrio de contrato e licitação para aquisição de tintas, o que atrasou os trabalhos. Informou que há um planejamento para reforço com empresa terceirizada, pois a equipe atual não consegue atender toda a demanda da cidade. Acrescentou que a tinta utilizada em alguns trechos com alta exposição ao sol e pavimento escuro desgasta rapidamente, o que exige soluções mais duradouras, como a pintura com material termoplástico, que tem vida útil de cerca de cinco anos. Ressaltou que vias como a Avenida Maringá já foram sinalizadas pela equipe própria.
Cidão finalizou reafirmando que não havia ficado claro se existe ou não previsão de contratação de engenheiro de tráfego. Rudimar, então, confirmou que sim, considera necessária a contratação, reforçando que isso deve constar nas indicações resultantes das audiências públicas que acompanharão o plano. Mencionou que, em gestão anterior, havia uma arquiteta terceirizada que acompanhava permanentemente os projetos, e que o ideal seria contar com um profissional técnico qualificado na área.
Em suas considerações finais, o Presidente Cidão agradeceu a presença de Rudimar, de todos os agentes de trânsito e membros da administração que estiveram na Câmara. Encerrou dizendo que o Legislativo continuará atento, cobrando, fiscalizando e encaminhando as demandas da população beltronense, sempre com o objetivo de colaborar com a melhoria do trânsito no município.
Coordenador de Endemias Álvaro Guancino
O enfermeiro Álvaro Guancino, com 18 anos de formação e há 8 anos atuando na Prefeitura de Francisco Beltrão, atualmente como coordenador do setor de Endemias, fez uma apresentação detalhada sobre as atividades e os dados relativos à dengue e outras arboviroses no município.
Iniciou explicando a localização do setor, que funciona junto com a zoonoses, na entrada da rua Curitiba. Destacou os números mais recentes: 687 casos confirmados de dengue em 2025, sendo 674 autóctones (originados no próprio município) e 13 importados, além de 9 casos de chikungunya. O índice de infestação predial registrado em maio foi de 3,5%, classificado como médio risco, com os principais focos relacionados ao lixo e entulhos em terrenos baldios, especialmente nos bairros Mini Iguaçu e Presidente Kennedy, que chegaram a índices de infestação superiores a 10%.
Apresentou comparativos com 2024, onde os números foram muito mais altos, e demonstrou que houve uma redução significativa de casos em 2025. Explicou as ações adotadas, como a borrifação residual intradomiciliar (BR) com inseticida, aplicada em locais com grande circulação, como escolas e rodoviária. Essa técnica, feita nas paredes, visa matar o mosquito adulto do Aedes aegypti por contato.
Além disso, são feitas aplicações perifocais em locais estratégicos (como Detran e cemitérios), fumacê em raio de 300 metros de onde há casos positivos, e ações preventivas no interior, como já realizadas em Nova Concórdia e quilômetro 20. Álvaro agradeceu a parceria com o vereador Fernando Misturini, que cedeu veículos para apoio às ações no interior.
Outro ponto abordado foi o impacto do fumacê em meliponicultores (criadores de abelhas sem ferrão). Álvaro explicou que eles foram orientados a emitir protocolos, e foi criado um grupo de WhatsApp para informar previamente sobre as ações de fumacê, evitando danos às colmeias.
O coordenador também alertou para a utilização de cisternas em residências, que muitas vezes viram focos de larvas, e apresentou imagens de situações críticas, como um porão com água parada. Falou ainda dos mutirões de combate à dengue, que só no início do ano resultaram em 8 ações em 12 bairros, com a visita a mais de 17 mil imóveis e retirada de quase 100 toneladas de lixo.
Destacou a criação do Comitê Municipal de Combate à Dengue, que conta com representantes de 18 setores públicos e privados, incluindo polícia, bombeiros e Defesa Civil. Também apresentou o Plano Municipal de Contingência de Endemias, que atua em dois níveis de resposta (transmissão sustentada e surto) com atribuições específicas para cada setor da administração municipal.
Por fim, falou sobre novas tecnologias que o município busca implantar:
A estação disseminadora de larvicida, armadilha que utiliza o próprio mosquito para levar larvicida aos criadouros.
A tecnologia Wolbachia, uma bactéria natural implantada nos mosquitos que impede a transmissão de arboviroses. Álvaro explicou que esteve em Foz do Iguaçu para conhecer o funcionamento da biofábrica, e que o município já fez contato com a Fiocruz e o Ministério da Saúde para tentar se tornar elegível à iniciativa.
Finalizou apresentando os números de denúncias e ouvidorias recebidas entre março e maio de 2025: foram 15 pela ouvidoria da Secretaria de Saúde e 138 pelo WhatsApp, todas com respostas ou encaminhamentos. Reforçou que muitos dos problemas denunciados exigem ações intersetoriais com outros departamentos, e agradeceu a colaboração que tem recebido até o momento.
Encerrando, Álvaro agradeceu a atenção dos vereadores e se colocou à disposição para esclarecimentos.
O vereador Emanuel Venzo iniciou agradecendo a presença de Álvaro Guancino na Câmara de Vereadores e elogiou a atenção recebida recentemente em visita ao setor de endemias, especialmente no que diz respeito ao cuidado com os meliponicultores (criadores de abelhas sem ferrão), demonstrando reconhecimento pelo diálogo aberto e respeitoso.
Em seguida, questionou sobre a vacina da dengue, perguntando se ela já estava disponível em Francisco Beltrão e quem poderia se vacinar. Guancino respondeu que a vacina está disponível nas unidades de saúde para o público de 10 a 14 anos, conforme orientação do Ministério da Saúde. Embora os dados de procura pertençam à área da Vigilância Epidemiológica, ele confirmou que a vacina está sim disponível no município.
Na sequência, o vereador pediu explicações sobre o horário das aplicações do fumacê, destacando que muitos cidadãos questionam o motivo de ser tão cedo, por volta das 5h da manhã. Guancino explicou que o Ministério da Saúde recomenda a aplicação duas horas antes e duas horas após o pôr do sol, que é o período de maior atividade do mosquito Aedes aegypti. Além disso, mencionou que há condições climáticas que impedem a aplicação — como chuvas, ventos fortes e neblina. Nessas situações, a equipe avalia em tempo real se é possível realizar a ação no local previsto ou se será necessário remanejar para outra área com necessidade de bloqueio.
A vereadora Mara iniciou cumprimentando Álvaro e comentou que, aparentemente, este ano está mais tranquilo em relação aos casos de dengue, em comparação ao ano anterior, agradecendo a Deus por isso.
Ela perguntou se Álvaro já acompanhava a questão das arboviroses antes de 2025 ou se começou a lidar com o tema apenas recentemente.
Álvaro respondeu que é enfermeiro da rede pública há 8 anos, possui conhecimento epidemiológico pela formação, mas que só assumiu o setor de endemias este ano, em 2025.
A vereadora Mara questionou se o alto número de casos do ano passado, próximo a 7.000, se deveu a algum fator biológico ou climático, ou se houve alguma falha nas ações preventivas.
Álvaro explicou que o ano passado teve um período sazonal com muita chuva e calor, fatores climáticos que favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Além disso, ressaltou que neste ano houve a realização dos mutirões para remoção de focos, que ele acredita serem eficazes, apesar da descrença de algumas pessoas. Ele reforçou que a educação da população também é fundamental para evitar o acúmulo de lixo e água parada.
A vereadora mencionou que solicitou informações sobre a implantação da fábrica da bactéria Wolbachia em Francisco Beltrão e perguntou sobre o andamento desse pedido.
Álvaro relatou que, desde uma visita a Foz do Iguaçu, onde conheceu a biofábrica, houve contato com o biólogo responsável e troca de emails com a Fiocruz e o Ministério da Saúde. Ele afirmou que a manifestação de interesse foi bem recebida, mas que a aprovação depende de critérios de elegibilidade para os municípios.
Destacou que a equipe de endemias ficaria muito feliz em receber essa tecnologia, pois a Wolbachia permitiria reduzir ou até eliminar o uso do fumacê, evitando problemas para os meliponicultores e otimizando esforços em outras ações.
Finalizou dizendo que o combate à dengue tem sido feito por muitos anos da mesma forma e que novas tecnologias são essenciais tanto para o diagnóstico quanto para a solução do problema.
A vereadora Mara agradeceu e desejou bom trabalho à equipe.
A vereadora Aline iniciou parabenizando Álvaro e os supervisores pelo ótimo trabalho realizado, destacando que um bom planejamento e gestão fazem a diferença nos resultados.
Ela levantou uma dúvida frequente da população, que costuma denunciar lotes vizinhos sujos ou com focos de mosquito, perguntando qual é a função da vigilância epidemiológica e sanitária nesse caso, já que as pessoas esperam que os lotes sejam limpos mesmo sem ser propriedade delas. Ela pediu também para esclarecer as medidas tomadas quando um lote notificado não é limpo e continua com criadouros de mosquito.
A vereadora ainda comentou sobre a biofábrica Wolbachia, citando que pelo município todos os trâmites parecem estar feitos e só falta o aval do Ministério da Saúde, pedindo se Álvaro teria alguma informação sobre isso.
Álvaro respondeu que, ao receber denúncias de terrenos sujos ou casas abandonadas, a equipe se desloca até o local para verificar a situação. Na maioria das vezes, conseguem um bom entendimento com o proprietário ou morador para resolver o problema.
Ele destacou o importante apoio da zeladoria municipal, que ajuda na remoção do lixo, pois a equipe de endemias não dispõe de máquinas ou equipamentos para esse tipo de serviço. A equipe elimina os focos do mosquito, mas o lixo em si é tratado pela zeladoria.
Quanto a medidas mais rigorosas, Álvaro explicou que há notificações, e se o entendimento não for alcançado, o município pode aplicar multas, embora até o momento isso ainda não tenha sido necessário.
Sobre a biofábrica Wolbachia, ele reforçou que o município já fez os trâmites, e aguarda o aval do Ministério da Saúde para implementação.
A vereadora Anelise agradeceu a presença do coordenador Álvaro na sessão e pediu informações sobre o número de agentes de endemias que atuam no combate à dengue, chikungunya e zika em Francisco Beltrão.
Álvaro respondeu que atualmente a equipe conta com 52 agentes de endemias, além de cinco supervisores (sendo que três estavam presentes, um estava de férias e outro não pôde comparecer) e um coordenador. Ele também mencionou a contratação recente de mais seis agentes para atender a uma demanda do Ministério da Saúde, que determina uma média de 800 a 1000 imóveis por agente.
A vereadora Anelise aproveitou para parabenizar toda a equipe pelo excelente trabalho no controle de endemias, destacando a significativa diminuição dos casos de dengue no município, algo percebido por profissionais da UPA, centros de saúde e unidades básicas.
Ela ressaltou a importância dessa evolução, já que a dengue é uma doença que pode deixar os pacientes debilitados e em estado grave.
O presidente Cidão agradeceu ao coordenador Álvaro pelo atendimento à convocação da Câmara. Destacou a satisfação pelo trabalho realizado pelo setor de endemias, ressaltando o cuidado com a população. Ele mencionou a expressiva redução nos casos de dengue como um resultado concreto desse empenho e manifestou a expectativa de que o trabalho continue com a mesma dedicação para evitar futuras epidemias em Francisco Beltrão.