REQUERIMENTO Nº335/2025: REQUER após ouvido o Plenário, que seja encaminhado ofício ao Executivo Municipal, por meio da Secretaria competente, solicitando informações sobre o planejamento e as próximas etapas de instalação dos novos modelos de pontos de ônibus no município. Solicita-se, especificamente, que sejam prestados os seguintes esclarecimentos:
1. Existe previsão para a instalação de novos modelos de pontos de ônibus nos bairros e demais regiões da cidade?
2. Qual o planejamento e os cronogramas definidos para essa expansão?
3. Quais ruas estão incluídas nas etapas de implantação previstas para este ano e para os próximos anos?
4. Há algum estudo técnico ou critério utilizado para a seleção dos locais que receberão os novos pontos?
REQUERIMENTO Nº336 /2025: REQUERER, seja expedido ofício ao Hospital Regional do Sudoeste, solicitando as seguintes informações:
Diante disso, solicita-se que seja informado: (1) qual é o tempo médio atual de espera entre o encaminhamento e o atendimento inicial no serviço de pré-natal de alto risco; (2) quantas gestantes se encontram atualmente na fila de espera para esse tipo de acompanhamento; e (3) se há previsão de medidas para ampliação da equipe ou reorganização do fluxo de atendimento com o objetivo de reduzir o tempo de espera.
Caso possível, solicita-se ainda o envio de relatório sucinto ou quadro demonstrativo com os dados atualizados da demanda e da capacidade de atendimento do serviço.
REQUERIMENTO Nº337/2025: REQUERER, após ouvido o Plenário, que seja enviado ofício ao Executivo Municipal, solicitando informações sobre a viabilidade de alterar a periodicidade da Expobel, passando sua realização para a cada três anos, em vez do modelo bienal atualmente adotado.
REQUERIMENTO Nº338/2025: REQUER, após ouvido o Plenário, que seja enviado Ofício à Empresa Guancino Transporte Coletivo, solicitando informações sobre os motivos pelos quais os ônibus da linha não estão mais passando nas proximidades do Centro Regional de Especialidades – CRE, localizado em Rodovia contorno Vitório Traiano.
REQUERIMENTO Nº339/2025: REQUERER, após ouvido o plenário, seja expedido ofício ao Executivo Municipal, por intermédio junto à Procuradoria-Geral do Município, as seguintes informações:
1. A relação integral dos débitos decorrentes de precatórios judiciais inscritos até 2 de abril de 2025, a serem incluídos na proposta orçamentária de 2026, conforme estabelece a Emenda Constitucional nº 114/2021 e o artigo 100 da Constituição Federal.
2. O detalhamento individualizado de cada precatório, contendo obrigatoriamente os seguintes dados:
I – Número e data do ajuizamento da ação originária;
II – Número do precatório;
III – Tipo da causa julgada (de acordo com a origem da despesa);
IV – Enquadramento (alimentar ou não-alimentar);
V – Data da autuação do precatório;
VI – Nome do beneficiário;
VII – Valor do precatório a ser pago;
VIII – Data do trânsito em julgado;
IX – Vara ou comarca de origem.
REQUERIMENTO Nº340/2025: REQUER que seja encaminhado ofício ao Poder Executivo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, solicitando informações sobre a existência de estudos ou projetos voltados à ampliação da atual unidade de saúde do bairro Sadia, bem como a possibilidade de construção de uma nova unidade de saúde na região, especialmente voltada ao novo conjunto habitacional Vida Nova, e também considerando a demanda do bairro Júpiter.
REQUERIMENTO Nº341/2025: REQUERER, após ouvido o plenário, que seja encaminhado ofício, à Secretaria Municipal de Educação, solicitando informações sobre a instalação e o uso de câmeras de monitoramento nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) do município.
REQUERIMENTO Nº342/2025: REQUER que seja encaminhado Ofício ao Excelentíssimo Senhor Deputado Federal Vermelho, solicitando a destinação de recurso, por meio de emenda parlamentar ou por outro meio legal disponível, visando a aquisição de um trator, a ser destinado à Comunidade da Seção São Miguel, Francisco Beltrão.
REQUERIMENTO Nº343 /2025: REQUERER, seja expedido ofício ao CONSUD (Consórcio Intermunicipal de Saúde), solicitando as seguintes informações referente ao atendimento das gestantes de risco intermediário:
1. Qual é o tempo médio atual de espera entre o encaminhamento pela rede básica e o atendimento inicial no serviço de pré-natal de risco intermediário;
2. Quantas gestantes encontram-se atualmente na fila de espera para início do acompanhamento com equipe especializada;
3. Se há previsão de ampliação da equipe médica ou reorganização do fluxo de atendimentos, visando à redução do tempo de espera e à melhoria na atenção pré-natal;
4. Informações sobre a distribuição per capita das consultas de pré-natal de risco intermediário realizadas por município consorciado, com destaque especial para o Município de Francisco Beltrão;
5. Justificativas quanto à demora para a avaliação inicial das gestantes, considerando os riscos decorrentes da espera prolongada em situações que demandam acompanhamento especializado.
INDICAÇÃO Nº502/2025: INDICAR, ao Executivo Municipal, que estude a possibilidade de revitalização e asfaltamento da via localizada entre a Avenida Tenente Camargo e a Rua Curitiba, que passa nos fundos/lateral do campo gramado do Arrudão, no Bairro Presidente Kennedy.
INDICAÇÃO Nº503/2025: INDICAR, ao Executivo Municipal, que proceda melhorias no sistema de coleta de lixo, com ênfase na regularidade do serviço nos bairros e na retomada da distribuição de sacos amarelos para a coleta seletiva.
INDICAÇÃO Nº504/2025: INDICAR, após ouvido o plenário, que seja encaminhado ofício ao setor competente do Executivo Municipal, solicitando que, por meio do setor competente, sejam incluídas no cronograma de obras as seguintes ruas do Bairro Júpiter para pavimentação asfáltica, Rua Adelino Prolo, Rua Ângelo Pelisser, Rua Carlos Legramante.
INDICAÇÃO Nº 505/2025: INDICAR, ao Executivo Municipal que proceda a instalação de mais lixeiras em pontos estratégicos da cidade.
INDICAÇÃO Nº506/2025: INDICAR ao Executivo Municipal, por meio do setor competente, que sejam realizados estudos para reestruturação do quadro funcional do Ecomuseu, com ampliação da equipe de trabalho, incluindo a contratação de profissionais como engenheiro, recepcionistas e demais servidores necessários, seja por meio de Processo Seletivo Simplificado (PSS) ou outra forma legal de admissão, de forma a atender adequadamente a finalidade educativa, cultural e ambiental do espaço.
INDICAÇÃO Nº507/2025: INDICAR, após ouvido o plenário, que seja enviado ofício ao Executivo Municipal, por meio da Secretaria competente, seja realizada a pavimentação asfáltica na Rua Aurélio Antônio Negri, especialmente no trecho compreendido entre a esquina com a Rua Luiz Prolo, no Loteamento Bom Pastor.
INDICAÇÃO Nº508/2025: INDICAR, ao Executivo Municipal, que proceda a ampliação das linhas, horários, paradas e frotas do transporte público municipal.
Ofício nº 11/2025: Secretaria de Meio Ambiente. Senhor Presidente, em atendimento ao requerimento 313/2025 do vereador Nildo Gás, encaminhado para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, constatou-se recentemente a disposição nesse ponto de entregas recicláveis da linha Hobold, à disposição de outros resíduos de forma inadequada e situação que foi verificada e apurada por técnicos da secretaria. Atualmente a coleta é realizada por um único caminhão a cada 15 dias. Essa secretaria está realizando estudo de viabilidade de um segundo caminhão para essas coletas.
Ofício nº 10/2025: Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Senhor Presidente, em atendimento ao requerimento 311 do gabinete da vereadora Maria de Fátima, encaminhado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, temos a informação que a administração disponibilizará um profissional habilitado que, conforme informado, estará disponível para a continuidade desse projeto em parceria com o Rotary Clube Francisco Beltrão, bem como os demais apoios cabíveis ao município.
Ofício nº 08/2025: Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em atendimento ao requerimento 284, gabinete da vereadora Maria de Fátima, encaminhada a secretaria de meio ambiente. A secretaria vem executando ações de gestão de arborização urbana com melhorias em algumas ruas e situações específicas em diversos bairros, conforme o planejamento proposto em consonância com as solicitações da comunidade e adequações necessárias.
Ofício nº 09/2025: Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em resposta ao requerimento 311 do gabinete do vereador Emanuel Venzo, encaminhado à Secretaria Municipal. O atual local disponível próximo ao centro de eventos Marabá é destinado para recebimento de pequenos volumes de resíduos de podas gerados entregues pelo gerador e residente. O município contratou atualmente por licitação uma empresa que estará realizando o recebimento de resíduos da poda realizado pelo município para o recebimento e duração de reaproveitamento desses resíduos e compostagem. Mais respostas em anexo.
Ofício da SANEPAR: Em resposta ao requerimento do vereador Pedro Tufão Filho, requerimento 184, resposta a a também ao ao ofício 141, solicita informações referentes às obras da rua Marília, no bairro Padre Ulrico. Informações em anexo.
Ofício nº14/2025: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Francisco Beltrão, Paraná. Excelentíssimo Senhor Presidente, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança do Adolescente, CMDCA, no exercício de suas funções e atribuições legais previstas na lei federal 8069 de 1990, Estatuto da Criança do Adolescente, vem com respeito e atenção responder o ofício número 261/2025, encaminhado às informações referentes ao requerimento 312 de autoria do vereador Marcos Folador sobre as inscrições e a publicidade de entidades junto ao CMDC. Com base nas solicitações apresentadas, segue em anexo as informações. Anexo 1, lista de entidades atualmente inscritas. Dois, anexo, lista de entidades que solicitaram inscrições no período eh de 2023 até julho de 2025. Anexo 3, lista de entidades consideradas aptas 2023 a julho de 2025. Anexo 4, lista de pedidos da inscrição de indeferimentos no período. Conforme estabelece a resolução 7 de 2022 do CMDCA, cópia e anexa aos processos de análise e julgamento dos pedidos de inscrição, observam rigurosamente os critérios técnicos legais pautados no ECA e na consolidação de leis de trabalho, CLT, no decreto federal 5598/2025 e demais normativas aplicadas. A negativa de inscrição pode decorrer de diversos fatores, sempre devidamente fundamentados nos dispositivos legais e regulamentações vigentes. Para fins de transparência, controle desses processos permanecem disponíveis na Secretaria e Conselhos e podem ser consultados mediante agendamento prévio. Além disso, todos os atos decisórios, deferimentos e indeferimentos são publicados em meios oficiais e também encaminhados atualmente ao Ministério Público e ao Conselho Tutelar e Órgãos que exercem funções de fiscalização, colocamos à disposições para qualquer esclarecimentos adicionais necessários. Atenciosamente, Claudineia Lunques Cremonese. Demais resposta aqui em anexos.
Ofício do gabinete 264/2025: Encaminhamento às respostas da indicação 411, 424 e 447/2025.
Ofício do gabinete 265/2025: Encaminhamento resposta ao requerimento 259 que solicita previsão do início da construção da creche do programa Infância Feliz do bairro São Miguel. Cumprimentando cordialmente encaminhamentos em anexo às informações dos conselhos municipais vinculados à Secretaria Municipal de Educação.
Ofício do gabinete nº 266/2025: encaminhamento resposta 301/2025 que solicita informações em relação à instalação de detectores de metais em unidade de rede municipal de ensino. Cumprimentandoos o cordialmente encaminhamentemos em anexo informações do conselhos municipais vinculados à Secretaria de Educação.
Ofício do gabinete nº 267/2025: Ao Sr. Marcos Folador, encaminhamento da resposta do ofício 22 que solicita informações referente ao projeto de lei 09 de 2025. Cumprimentando cordialmente encaminhamentos e anexo informações dos conselhos municipais vinculados à Secretaria Municipal de Educação, reinteramos nossa disposição para contribuir com a casa e fortalecimento das políticas educacionais do nosso município.
Ofício do gabinete nº 268/2025: Ao Sr. Emanuel Venzo, o encaminhamento da resposta do requerimento 321/2025 que solicita informações se há funcionários com férias vencidas e quais os motivos para o não gozo das férias nos prazos legais.
Ofício gabinete nº 269/2025: À Câmara de Vereadores, Assunto: encaminhamento à resposta à indicação 463/2025 e 475/2025.
Ofício do gabinete nº 270/2025: Ao Sr. Bruno Savarro, encaminhamento a resposta requerimento nº 159/2025 que solicita informações se há para que informe se existe estudos em andamento para a instalação da rede de energia elétrica junto a Copel no loteamento Brandalize.
Ofício do gabinete nº 271/2025: Ao senhor vereador Marcos Folador. Assunto encaminhamento resposta ao requerimento 218 que solicita informações quanto à previsão do chamamento dos estagiários classificados no processo seletivo simplificado (PSS), cumprimentando cordialmente encaminhamentos e anexo e informações ao setor de recursos humanos.
Ofício do gabinete nº 272/2025: Ao senhor policial Oberdan, encaminhamentos a resposta do requerimento 200 que solicita informações e providências quanto à limpeza da tabulação do córego Guaratinguetá, no bairro Pinheirão.
Ofício do gabinete nº 273/2025: A Senhora Maria de Fátima, encaminhamento a resposta do requerimento 118, que solicita informações quanto o processo de regularização na travessa Nigéria, no bairro Jardim Seminário.
Ofício do gabinete nº 274/2025: Ao Senhor Pedro Tufão Filho, encaminhamento da resposta ao requerimento 184 que solicita informações quanto à recomposição da pavimentação da rua Marília, bairro Padre Urico.
Ofício do gabinete nº 275/2025: Ao Sr. Bruno Savarro, que em resposta ao requerimento 234 que solicita informações sobre a pavimentação de asfalto na Avenida Presidente Castelo Branco, loteamento Alto da Conquista, Água Branca.
Ofício do gabinete nº 276/2025: Vereador Silmar Galina, Encaminhamento de resposta ao requerimento 240 que solicita informações sobre a existência de estudos técnicos e tratativas junto ao estado para eventual municipalização do trecho da rodovia Vitório Traiano entre o trevo da Polícia Rodoviária e o trevo de acesso à Avenida Júlio Assis.
Ofício do gabinete nº 277/2025: Ao senhor vereador Silmar Gallina em resposta do requerimento 243, que solicita informações sobre a viabilidade de abertura da rua Antônio Carneiro Neto, no bairro Nossa Senhora Aparecida, até a rua Clevelândia, no bairro São Cristóvão.
Ofício do gabinete nº 262/2025: Ao vereador Tiago Correa, encaminhamento da resposta da indicação 471, que indica ao poder executivo que sejam retomadas com urgência as cirurgias eletivas. e as consultas de especializadas atualmente paralisadas e com atendimento restrito ao âmbito do Sistema Único de Saúde SUS no município.
Resposta ao Requerimento: Em resposta ao requerimento, onde solicita Informações acerca das quais famílias foram contempladas, quais os critérios utilizados para a comtemplação e o programa que sucedeu assim informações ao conjunto habitacional vida nova foi viabilizado por meio do programa de atendimento habitacional através do poder público, o qual será construído 490 unidades de interesse social do bairro Sadia. No segundo semestre de 2023, o setor de habitação encaminhou junto ao Conselho Municipal de Habitação, CMH, os cadastros das famílias com o perfil pró-moradia. Assim, por meio da resolução 01 de eh 3 de agosto de 2023, criou a comissão especial de avalização eh das famílias beneficiárias do conjunto habitacional Vida Nova. Assim, a comissão promoveu a criação dos critérios de priorização que vão de um a cinco pontos, com um significância baixa prioridade e cinco significância alta. Sendo assim, as famílias cadastradas estão enquadradas nos critérios pessoa com deficiência, mulher responsável familiar, idoso no grupo familiar, possuir filhos dependentes menores de 18 anos, residir no município de Francisco Beltrão há mais de 3 anos. Nos casos que houve empate de pontuação nos itens subscritos, foram avaliados os critérios secundários: a menor renda per capta, maior número de integrantes do grupo familiar, famílias que estejam pagando aluguel mais oneroso e as famílias que residem na região de intervenção. Em anexo, encaminhamos resolução 03 de 2 de 3 de outubro de 2004. Ficamos à disposição para qualquer dúvidas e esclarecimentos necessários sobre o conjuntocional Vida Nova.