O secretário Sérgio Vitalino Galvão Júnior iniciou sua fala agradecendo o convite feito pelo presidente Cidão, destacando que o objetivo de sua participação era prestar informações sobre as obras, projetos e serviços realizados pela Secretaria de Infraestrutura. Ele explicou que a atual secretaria surgiu do desmembramento da antiga Secretaria de Viação e Obras, passando a concentrar as ações voltadas à infraestrutura urbana, enquanto outra parte ficou responsável pela zona rural.
Sérgio apresentou o organograma e o funcionamento interno da secretaria, que hoje atua em quatro frentes principais: manutenção urbana, fiscalização e análise de projetos, gestão de convênios e repasses, e elaboração de projetos de engenharia e arquitetura.
Na manutenção urbana, destacou que todos os pedidos — sejam por protocolo, telefone ou WhatsApp — são registrados e passam pela aprovação direta do secretário, gerando ordens de serviço e indicadores de desempenho. Atualmente, a secretaria conta com 93 colaboradores, distribuídos em equipes de zeladoria, poda, pavimentação, drenagem e iluminação pública.
Apresentou números expressivos de 2025:
1.238 protocolos e 441 entregas diretas de coleta de móveis, totalizando 644 toneladas recolhidas;
173 protocolos e 278 entregas de galhos;
506 atendimentos de podas e cortes de árvores;
137 atendimentos de roçadas e tocos;
83 serviços recorrentes mensais de zeladoria e 410 protocolos adicionais atendidos;
3.465 atendimentos de iluminação pública (entre equipes próprias e terceirizadas);
552 bocas de lobo recuperadas, 91 novas construídas e 1.849 metros de tubulação executada;
467 toneladas de CBUQ aplicadas em pavimentação e 25 toneladas de asfalto frio para reparos emergenciais;
400 metros de meio-fio e 1.060 m² de calçadas novas implantadas.
Na área de fiscalização e análise de projetos, foram 114 notificações de obras irregulares, 413 alvarás emitidos e mais de 128 mil m² de área licenciada para construção.
Sobre convênios e repasses, a secretaria acompanha 41 convênios ativos e 78 prioridades de governo, explicando todo o processo — desde a articulação política até a licitação e execução das obras.
Em engenharia e arquitetura, são 19 profissionais, com 16 projetistas e 3 fiscais, responsáveis por 160 projetos cadastrados e 16 contratos em andamento, incluindo grandes obras executadas com recursos próprios e de convênios.
O secretário também mencionou projetos estratégicos para o desenvolvimento urbano, como a PPP da Iluminação Pública, primeira parceria público-privada do município, com contrato de R$ 42 milhões e economia de R$ 27 milhões aos cofres públicos. Além disso, destacou a elaboração do novo Plano Diretor Participativo e do Plano de Mobilidade Urbana, contratados de forma antecipada, com investimento de R$ 698 mil.
Por fim, apresentou o andamento de algumas obras importantes, como o Conjunto Habitacional Vida Nova, CI Pinheirão, Centro do Idoso (Semaí), Cantina Italiana do Jacaré, Semeis São Miguel e Terra Nossa, e o Paço Municipal, que está com 60,99% de execução e investimento total de R$ 39 milhões, dos quais R$ 30 milhões são recursos de convênio e o restante contrapartida municipal.
O secretário de Infraestrutura, Sérgio Vitalino Galvão Júnior, deu continuidade à sua fala na Tribuna Livre apresentando a segunda parte do relatório das ações e projetos da secretaria. Ele iniciou destacando que a administração já investiu quase R$ 5 milhões no Paço Municipal, valor proveniente de suplementações orçamentárias, já que o orçamento inicial previa apenas R$ 100 mil para a obra. Em seguida, relatou o andamento de outras obras em execução, como o Centro de Eventos do Rotary, que está com 42% concluído, a reforma da quadra do bairro Sadia, com 70,17% de execução, e a construção de um barracão no Distrito Industrial Irineu Montemezzo, que aguarda homologação da empresa vencedora da licitação.
Na área de pavimentação, Sérgio informou que a secretaria acompanha diversas frentes de trabalho, como o projeto de pavimentação do Conjunto Habitacional Vida Nova, que foi reformulado — inicialmente seria feito em paver, mas, por questões de viabilidade e de recursos, foi transformado para asfalto CBUQ, aguardando repasse do programa estadual Asfalto Novo, Vida Nova. Citou também a pavimentação do bairro Novo Mundo, que precisou de nova licitação após a empresa vencedora desistir da obra, e a pavimentação poliédrica das Linhas Gaúcha e Macanhã, sendo que a primeira já atingiu 52,12% de execução e a segunda 33,13%, mas teve o contrato rescindido amigavelmente por parte da empresa. Outras pavimentações estão em fase de homologação ou de ordem de serviço, como as obras nas comunidades.
O secretário explicou que a secretaria também atua na elaboração e gestão de projetos de engenharia e arquitetura, totalizando 160 projetos cadastrados, sendo 16 contratos atualmente em execução. Ele apresentou uma longa lista de prioridades do governo, com recursos já assegurados, entre elas o Restaurante Popular (R$ 2,7 milhões), o Centro de Eventos do bairro Guanabara (R$ 2,6 milhões), o Centro Comunitário do Pinheirão (R$ 930 mil), além de reformas e ampliações em escolas, ginásios e unidades de acolhimento. Sérgio ressaltou que alguns desses projetos exigiram regularização de obras antigas, como a Escola Rubens Amélio Bonato, construída sem alvará ou habite-se, cujo processo de regularização está em andamento.
Na área da assistência social e educação, mencionou ainda o novo CRAS do Pinheirão, a ampliação da Casa da Mulher Brasileira, a cozinha escola no Parque de Exposições, e reformas em 16 unidades de saúde. Também destacou que a secretaria está remodelando as linhas e pontos do transporte coletivo, atendendo demandas levantadas em audiência pública. Entre os investimentos estaduais e federais, citou os recursos para reforma da Torre, revitalização do Morro do Calvário, e melhorias no Mercado Municipal, que será regularizado junto ao Corpo de Bombeiros e ao setor patrimonial.
Sobre pavimentação e infraestrutura, Sérgio detalhou os valores e programas em andamento. O Fomento Paraná, com financiamento de R$ 35 milhões, já teve R$ 5 milhões utilizados, e diversos convênios estaduais para recape, pavimentação e calçamento estão em tramitação, totalizando mais de R$ 194 milhões em recursos. Destacou ainda as pontes sobre o Rio Lonqueador, incluindo uma nova estrutura ligando a Rua Antônio Cantel Neto à Maringá, viabilizada após negociação para não devolver recursos excedentes ao Estado.
Por fim, anunciou novidades como a revitalização das Avenidas Julio Assis Cavalheiro e Natalino Faust, com investimentos de R$ 11,58 milhões cada, a revitalização do Rio Lonqueador, com R$ 15 milhões do PAC, e tratativas em andamento para mais R$ 25 milhões na revitalização da Avenida União da Vitória, incluindo o rebaixamento e a instalação subterrânea da rede elétrica.
Encerrando sua apresentação, o secretário Sérgio Vitalino Galvão Júnior destacou que as ações da Secretaria de Infraestrutura somam R$ 264 milhões em investimentos, abrangendo 49 obras novas e reformas, mais de 230 ruas, 450 mil metros quadrados de asfalto e 57 quilômetros de pavimentação, em comemoração aos 73 anos de Francisco Beltrão. Após a exposição, o presidente da Câmara abriu espaço para inscrições dos vereadores que desejassem fazer perguntas e considerações.
O vereador Policial Oberdan foi o primeiro a se manifestar, parabenizando o secretário pelo trabalho à frente da pasta e pela dedicação desde sua transição do setor privado para o público. Oberdan ressaltou a importância do apoio técnico e da experiência familiar de Sérgio, elogiando sua postura comprometida. Em seguida, fez dois apontamentos principais: o primeiro sobre a necessidade de atenção à manutenção dos fios soltos e desorganizados nos postes de iluminação pública, problema causado pelas empresas de internet e telefonia, que, segundo ele, prejudica a estética urbana e representa risco de acidentes. O vereador sugeriu uma reunião entre a secretaria, a zeladoria e a comissão responsável na Câmara para buscar soluções conjuntas. O segundo ponto abordado foi a má qualidade do serviço de recomposição asfáltica realizado pela Sanepar e suas terceirizadas após intervenções na rede de água e esgoto. Oberdan relatou diversos buracos e falta de sinalização adequada, o que, segundo ele, vem gerando acidentes e transtornos. Pediu que o secretário intensifique a cobrança à empresa para que cumpra suas obrigações.
Em resposta, Sérgio Júnior reconheceu os problemas e afirmou que a prefeitura tem fiscal responsável pelas obras da Sanepar, que realiza notificações e acompanha as correções, embora reconheça as dificuldades por se tratar de empresa terceirizada. Sobre os fios, concordou que a situação é preocupante e deve ser tratada de forma integrada entre Executivo e Legislativo.
O vereador Marcos Folador também elogiou o trabalho do secretário e reforçou a questão dos buracos deixados pela Sanepar, citando inclusive a Lei Municipal nº 4.354/2015, que prevê multa às empresas que não recompuserem adequadamente as vias públicas. Ele sugeriu que o município passe a aplicar as penalidades previstas em lei para garantir a qualidade dos serviços. Além disso, questionou sobre a situação da pavimentação da Linha Macanhã, solicitando informações sobre os trechos e empresas envolvidas.
Sérgio respondeu que irá verificar a aplicação das sanções previstas na lei e reforçar as notificações à Sanepar. Sobre a Linha Macanhã, explicou que o primeiro trecho teve 33% executado, mas foi paralisado por pedido de rescisão amigável da empresa, que alegou inviabilidade financeira. A prefeitura está preparando nova licitação para concluir o trecho com o mesmo recurso disponível. O segundo trecho, segundo ele, será realizado por outra empresa, já contratada, e não será afetado pela paralisação do primeiro contrato.
O vereador Fernando Misturini agradeceu a presença do secretário e também o convidou para participar de uma reunião sobre o problema dos cabos de internet. Reforçou as dúvidas sobre a Linha Macanhã e os prazos para retomada das obras de recape e tapa-buracos no município, citando a grande quantidade de buracos nas vias urbanas. Sérgio informou que já foram abertos processos licitatórios que somam R$ 41 milhões em obras de pavimentação e recape, e que 10 milhões em novos convênios estão sendo liberados. Destacou que a Secretaria criou uma equipe exclusiva para acelerar esses projetos e confirmou que haverá nova operação de tapa-buracos ainda neste ano.
Misturini também questionou a situação da pavimentação da Linha Gaúcha, cuja obra já apresenta alguns problemas. Sérgio explicou que parte da via já foi executada e que há pendências junto à SEAB para a construção de mini bacias de contenção, o que permitirá a liberação final e a correção dos trechos danificados.
O vereador Silmar Gallina elogiou a organização e o profissionalismo de Sérgio Júnior, destacando sua capacidade técnica e serenidade diante dos desafios do cargo. Trouxe à discussão o tema da mobilidade e acessibilidade urbana, manifestando preocupação com o pequeno número de calçadas recuperadas até o momento e defendendo a criação de um fundo municipal para a restauração e padronização de calçadas. Segundo Gallina, há inúmeras indicações dos vereadores sobre o tema, e é urgente melhorar as condições de caminhada da população, especialmente no centro e nos bairros.
Em resposta, o secretário informou que a revisão do Código Tributário Municipal está contemplando a criação de mecanismos para cobrança dos proprietários pela execução ou manutenção de calçadas, com parâmetros e critérios claros. Também apresentou o manual de execução de calçadas acessíveis, elaborado conforme as normas de acessibilidade e já incorporado aos novos convênios e projetos de revitalização. Mencionou ainda que os novos pontos de ônibus estão sendo projetados com acessibilidade e segurança, e destacou o esforço da equipe técnica da secretaria, que hoje trabalha de forma integrada e bem estruturada.
Por fim, o vereador Pedro Tufão Filho agradeceu a apresentação e destacou a importância do planejamento técnico e da elaboração de projetos, mesmo que muitos ainda não estejam em execução. Questionou o secretário sobre o projeto de revitalização da Avenida Natalino Faust, especialmente em relação à mobilidade no trevo da Cidade Norte. Sérgio explicou que o projeto foi elaborado pelo IPUB e prevê transformar a via em uma avenida urbana, com ciclovias, novas calçadas, áreas de redução de velocidade e terceiras pistas, eliminando o aspecto de rodovia. Quanto ao trevo da Cidade Norte, esclareceu que foi implantado um semáforo no Posto Maxsul como solução provisória, já que o projeto de uma trincheira orçada em R$ 100 milhões tornou-se inviável. Adiantou também que estão planejadas três rotatórias na Avenida Silvio Barbeiri para melhorar os retornos e o fluxo de veículos.
Pedro Tufão ainda questionou sobre a dragagem do Rio Lonqueador, interrompida nos últimos meses. Sérgio esclareceu que o serviço foi iniciado com recursos limitados e deverá continuar quando houver nova disponibilidade financeira. Informou que a prefeitura pretende utilizar uma escavadeira hidráulica de braço longo do próprio município, atualmente em uma cascalheira, para retomar a limpeza. Ressaltou que o futuro Parque Linear do Lonqueador também contemplará intervenções de dragagem e contenção.
Durante a sessão, o vereador Emanuel Venzo iniciou sua fala cumprimentando o secretário Sérgio Vitalino Galvão Júnior e reconhecendo a complexidade da pasta de Infraestrutura, destacando que grande parte das demandas apresentadas pelos vereadores está diretamente ligada à secretaria. Emanuel fez diversas perguntas ao secretário, começando pela promessa de 100% de asfaltamento em todos os bairros, feita ainda no governo anterior. Questionou se essa meta continua no governo atual, destacando a cobrança constante dos moradores, especialmente da região atrás da Ambev e da Avenida Castelo Branco, que ainda não possui pavimentação completa.
Em resposta, Sérgio Júnior afirmou que o desejo do prefeito é, sim, ampliar ao máximo o número de ruas asfaltadas, mas explicou que nem todas as vias se enquadram nos critérios exigidos pelos convênios, como condições de ocupação, declividade e acessibilidade. Por isso, algumas ruas acabam ficando de fora dos projetos, mesmo havendo intenção de atender todas as regiões.
Emanuel também perguntou sobre a previsão de término da pavimentação do conjunto habitacional Vida Nova, lembrando que as famílias contempladas com as casas cobram prazos para ocupação. O secretário explicou que o loteamento estava 100% embargado, mas, após tratativas com o Instituto de Meio Ambiente e o Ministério Público, a prefeitura conseguiu liberar parte das obras. O Ministério Público, segundo ele, reconheceu o esforço da equipe e autorizou a construção de 40 casas inicialmente, e depois mais 32 unidades. Sérgio ressaltou que o objetivo é executar a infraestrutura por etapas, incluindo bacias de contenção e drenagem, liberando gradualmente as moradias. No entanto, afirmou que não há como definir um prazo exato de conclusão neste momento.
O vereador também questionou sobre a Avenida Antônio Silvio Barbeiri, mencionando que, após a instalação do semáforo, o tráfego ficou concentrado na Avenida Gralha Azul, e sugeriu uma duplicação para melhorar o fluxo. O secretário informou que não está prevista duplicação total, mas sim alargamentos pontuais e implantação de rotatórias. Ele relatou que foi estudada até a remoção do canteiro central para ampliar o espaço, mas a mudança não seria suficiente para resolver o problema de fluxo. O projeto completo, segundo ele, está pronto e disponível para consulta dos vereadores.
Emanuel também observou a ausência, na apresentação do secretário, de projetos de reforma dos Centros Infantis (CIs) e das escolas municipais, ressaltando que muitos estão em situação precária. Sérgio reconheceu a necessidade dessas melhorias, explicando que há um pedido da secretária de Educação, mas os recursos orçamentários não foram destinados para esse fim. Citou como exemplo o Centro de Educação Delfo Fregonense, cuja obra deveria ter sido concluída no meio do ano, mas permanece paralisada por falta de documentação adequada.
O vereador ainda perguntou sobre a ligação viária entre os bairros Vila Lobos e Nova Concórdia, e o secretário confirmou que o projeto está sendo elaborado, embora ainda não seja prioridade, pois depende da abertura de novas etapas de financiamento.
Outro ponto tratado foi o trevo em frente à empresa Consem e a duplicação da via de acesso. Sérgio explicou que a empresa Ouro está doando o projeto da obra à prefeitura, orçado em cerca de R$ 200 mil, como forma de agilizar o processo e evitar uma nova licitação. O primeiro projeto previa uma grande rotatória, mas gerava impacto negativo em empresas próximas. Assim, foi decidido refazê-lo, optando por uma rotatória vazada, semelhante à existente em frente ao HGI, que permite retorno de carretas e melhora o fluxo de veículos pesados — cerca de 90 bitrens por dia passam pelo local. O novo projeto está sendo ajustado e, após aprovação no DER, a prefeitura assumirá a execução da obra.
Na sequência, Emanuel agradeceu o secretário, reconhecendo seu empenho e reforçando a necessidade de manter um bom diálogo entre Executivo e Legislativo, já que as demandas da população chegam primeiro aos vereadores e depois à secretaria. Aproveitou para solicitar esclarecimentos sobre o projeto do novo contorno rodoviário, orçado em cerca de R$ 800 mil, e questionou se o valor seria custeado pela prefeitura ou pela Associação Comercial.
Sérgio explicou que são dois projetos distintos: o contorno novo, que está sendo licitado pela prefeitura, e as marginais, que serão custeadas pela Associação Comercial e doado o projeto ao município. O objetivo é garantir que, quando o contorno for executado, as marginais já estejam previstas, evitando retrabalhos futuros. O novo contorno, segundo ele, terá cerca de 130 milhões em investimentos, ligando a região dos bombeiros até o Menino Jesus e Vila Lobos, passando pelo Caldeirão.
Emanuel destacou ainda a importância da revitalização da Rua Tilo Fontana, comemorando a garantia de recursos, mas lembrou que outras ruas do bairro — como Lajes, Teresópolis, Adelina Martini e Marília — também precisam de melhorias. Sérgio respondeu que essas vias já estão incluídas em projetos de recapeamento, alguns já em fase de licitação.
O secretário acrescentou que a prefeitura também possui estudos de novas conexões viárias, como a abertura da Rua Antônio Cordeiro Neto para ligação com o trevo, e o prolongamento da Rua Paula Freitas com passagem elevada, além da abertura da Rua Clevelândia, cujo impacto é menor e depende apenas de uma negociação de terreno que está próxima de ser resolvida.
Por fim, Emanuel solicitou que ficasse registrado o valor total de recursos a fundo perdido já garantidos. Sérgio informou que há R$ 41 milhões já licitando para pavimentação, mais R$ 10 milhões com análise favorável, e R$ 28 milhões em obras de construção civil, todos com recursos garantidos.
Encerrando a audiência, o presidente da Câmara, vereador Cidão, agradeceu a presença do secretário Sérgio Júnior e de sua equipe, elogiando a clareza das informações prestadas. Destacou a importância de a Prefeitura comunicar melhor essas ações à população, para combater desinformações e valorizar o trabalho que vem sendo desenvolvido. Cidão reforçou o compromisso da Câmara em manter o diálogo aberto e colaborar para o avanço das obras e projetos que beneficiam Francisco Beltrão.