77ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura


Impressão PDF
Identificação Básica
Tipo de Sessão: Ordinária Abertura: 02/12/2025 - 14:00 Encerramento: 02/12/2025 - 15:50
Correspondências
Expedientes
01. ABERTURA DA SESSÃO:

Nº 4289 - Aos 2º (segundo) dia do mês de dezembro de 2025 (dois mil e vinte e cinco), às vereadoras e os vereadores, reuniram-se no Plenário da Câmara Municipal de Francisco Beltrão-PR, sob a Presidência do vereador Cidney Barbiero Filho.

02. LEITURA DE UM TRECHO BÍBLICO:

O Senhor Presidente solicitou ao vereador Bruno Savarro para proceder a leitura.

03. LEITURA E VOTAÇÃO DA ATA DA SESSÃO ANTERIOR:

Em discussão a Ata nº 4288 da 76ª Sessão Ordinária de 2025, não houve manifestações e em votação foi aprovada por unanimidade.

04. CORRESPONDÊNCIAS RECEBIDAS E EXPEDIDAS:

REQUERIMENTO Nº507/2025: REQUERER, após ouvido o Plenário, que seja encaminhado pedido de providências ao Poder Executivo Municipal, por meio do setor competente, para que, se possível, sejam tomadas as devidas providências em conformidade com as Leis Municipais nº 2.873/2001, nº 5.009/2023 e nº 5.205/2025, na Rua Alameda Uirapuru, no trecho compreendido entre os imóveis nº 182 (lado direito) e nº 158 (lado esquerdo). Diante do exposto, requer-se ainda que o Poder Executivo informe: I – Se é possível identificar os responsáveis e/ou proprietários pelas situações que ocasionam a proliferação desses animais; II – Se é possível a aplicação das penalidades previstas em lei, conforme as normas municipais vigentes; III – Quais medidas podem ser adotadas de forma imediata e preventiva para eliminar ou minimizar os riscos à população local.

REQUERIMENTO Nº508/2025: REQUERER, o envio de ofício ao Executivo Municipal, por intermédio do setor competente, que informe a esta Casa de Leis qual o planejamento em execução ou em fase de elaboração para a melhoria das condições de segurança na estrada que dá acesso à Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, considerando os recentes acidentes fatais ocorridos na referida via.

INDICAÇÃO Nº 671/2025: INDICAR, ao Executivo Municipal, por intermédio da Secretaria competente, que seja denominada “Torre Zair José Beviláqua” a torre localizada na Praça Central de Francisco Beltrão, em justa homenagem à memória de Zair José Beviláqua (nascido em 12 de novembro de 1937 e falecido em 21 de agosto de 2020), cidadão que deixou relevante legado empresarial e social ao Município.

INDICAÇÃO Nº 672/2025: INDICAR, após ouvido o plenário, que seja oficiado ao Executivo Municipal, por intermédio do setor competente, para que realize a nomeação oficial das tuas da Comunidade do Secção Jacaré e da Secção Progresso.

Ofício nº 485/2025 - GABINETE DO PREFEITO - Assunto: Convocação do diretor de Agropecuária do Munícipio.

05. GRANDE EXPEDIENTE:

Não houve vereadores inscritos para o uso da palavra no Grande Expediente na presente Sessão.

06. ORDEM DO DIA:

  • Único turno de discussão e votação do Projeto de Decreto Legislativo nº 02/2025;
  • Segundo turno de discussão e votação dos Projetos de Lei nº 58 e 59/2025, de autoria do Poder Executivo;
  • Segundo turno de discussão e votação dos Projetos de lei nº 34/2025, de autoria da Vereadora Mara Fornazari Urbano;
  • Primeiro turno de discussão e votação dos Projetos de Lei nº 47, 65, 72 e 76/2025 do Poder Executivo;
  • Requerimentos nº 503 a 506/2025;
  • Indicações nº 668 a 670/2025.

07. EXPLICAÇÕES PESSOAIS:

O vereador Policial Oberdan iniciou suas explicações pessoais agradecendo ao Cabo Zanchet e ao Major Fischer, destacando o orgulho pelo trabalho dos bombeiros e policiais militares, ressaltando a dedicação exigida dessas profissões e a importância da Frida, um cão que auxiliará em operações de busca, reforçando que este é apenas o início de um grande trabalho que beneficiará não só a população, mas toda a corporação. Ele destacou o orgulho de Francisco Beltrão ser referência para outros municípios, elogiou o comando da Câmara Municipal e a atuação do presidente Cidão, ressaltando o respeito entre os vereadores e a busca por políticas que atendam toda a população. Oberdan também comentou sobre a inauguração do espaço da ASBEL (Associação de Surdos de Francisco Beltrão), destacando a participação do prefeito e da primeira-dama, e enfatizou a importância do trabalho conjunto entre Legislativo e Executivo para atender às demandas da população, citando programas como o Cuida Mais Paraná e o acompanhamento das emendas parlamentares.

A vereadora Mara Fornazari Urbano abordou a aprovação do PPA e da LOA, destacando a necessidade de um orçamento que explicite metas sociais, indicadores de monitoramento e diretrizes contemporâneas de inclusão e participação social, ressaltando a criação do Conselho Municipal de Esportes como um avanço na integração com a sociedade civil. Ela destacou lacunas no planejamento municipal, como a necessidade de reforço de recursos para creches, educação infantil, saúde especializada (incluindo autismo, TDAH e saúde mental), assistência social e infraestrutura urbana. Mara enfatizou que o legislativo precisa trabalhar de forma estratégica, considerando o uso mais eficiente dos recursos, e reforçou a importância da participação popular e do controle social para garantir que as políticas públicas atinjam sua efetividade.

O vereador Emanuel Venzo iniciou agradecendo ao Cabo Zanchet e ao trabalho do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, destacando a atenção e prontidão desses profissionais. Ele reforçou o convite para a inauguração da sede da ASBEL, destacando a importância do espaço novo e da revitalização da Praça da Arcisanc, elogiando a organização e dedicação da associação. Além disso, convidou a população para a audiência pública sobre a Lei Orgânica e emendas impositivas, bem como para a audiência pública sobre a obrigatoriedade da vacinação infantil contra a COVID-19, ressaltando a importância do debate com especialistas e a participação de diversos setores da sociedade para garantir informações corretas e a tomada de decisões conscientes.

08. PARTICIPAÇÃO DE CONVIDADOS:

Não houve a participação de convidados na Presente de Sessão.

09. TRIBUNA LIVRE:

O Cabo Zanchet apresentou o trabalho de busca, resgate e salvamento com cães, destacando a incorporação da cadela Frida, da raça pastor alemão, como o primeiro cão de busca do 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros em Francisco Beltrão. Ele explicou que Frida está sendo treinada na técnica de venteio urbano e rural, que permite localizar pessoas desaparecidas sem necessidade de ter uma peça de roupa ou identificação prévia.

Zanchet detalhou a importância do vínculo entre cão e condutor — chamado binômio —, que garante eficiência e segurança nas operações. Ele também abordou o rigoroso processo de certificação nacional, os cuidados diários com a Frida, incluindo alimentação, treinamento físico, descanso e saúde, além de destacar a relevância da cadela para reduzir o número de militares necessários em ocorrências e aumentar a eficácia nas buscas.

Por fim, destacou que Francisco Beltrão passa a integrar um grupo seleto de municípios com cães de busca do Corpo de Bombeiros, e que a Frida atenderá os 94 municípios da região sudoeste e oeste do Paraná, contribuindo significativamente na resposta a casos de pessoas desaparecidas e ocorrências de emergência.

10. OCORRÊNCIAS DA SESSÃO:

Antes do início da ordem do dia, o Presidente da Casa informou que, embora o Regimento Interno preveja a realização das votações de forma simbólica, consultou os senhores vereadores sobre a possibilidade de proceder com as votações por meio eletrônico, cujos registros aparecem de forma nominal na tela. Havendo concordância unânime dos vereadores presentes, ficou acordado que as votações da presente sessão seriam realizadas por meio eletrônico, observando-se o quórum regimental de maioria simples, maioria absoluta ou quórum qualificado (2/3).

Em 2º turno de discussão do Projeto de Lei nº 34/2025, de autoria da vereadora Mara Fornazari Urbano, a proponente destacou que a matéria foi construída de forma coletiva, passou por análises jurídicas que aprimoraram seu conteúdo e representa uma oportunidade para o Poder Executivo promover maior integração entre o setor público e o privado, gerando melhorias na vida das famílias, trabalhadores, crianças, pessoas com deficiência e indivíduos em situação de doença. Solicitou o voto favorável dos vereadores.

Na sequência, o vereador Policial Oberdan parabenizou a autora pela iniciativa e ressaltou a importância da Procuradoria da Mulher no acompanhamento e fortalecimento de legislações que visam à proteção e garantia de direitos, especialmente das mulheres. Mencionou, ainda, a necessidade de fiscalização quanto à aplicação de lei aprovada anteriormente, que impede a contratação, via terceirização ou PSS, de pessoas condenadas por crimes contra a mulher.

A vereadora Aline Biezus também parabenizou a autora, enfatizando a relevância da política proposta, sobretudo pela realidade de que, na maior parte dos casos, é a mãe quem acompanha e cuida dos filhos doentes. Relatou situações práticas enfrentadas por trabalhadoras que precisam acompanhar filhos menores em consultas e exames, ressaltando a necessidade de políticas que deem suporte às famílias e promovam responsabilidade e consciência no uso dos benefícios.

A vereadora Mara Fornazari Urbano manifestou-se contrária ao Projeto de Lei nº 47/2025, apontando inicialmente a inadequação das concessões realizadas sem a devida observância às legislações vigentes à época, incluindo normas licitatórias, dispositivos do PRODETEC e a Lei Orgânica Municipal. Destacou ainda mudanças substanciais no objeto social da empresa beneficiada, que originalmente atuaria na área de reciclagem, mas que passou a desenvolver outras atividades, inclusive de natureza comercial, além da inclusão de novo sócio majoritário. Observou que a transferência de 95% das cotas, embora formalmente não configure cessão direta, representa de fato uma transferência indireta da concessão, contrariando as regras do PRODETEC. Ressaltou também a ausência de novo parecer do conselho sobre as atividades atualizadas da empresa, o que impossibilita aferir o interesse público na manutenção da concessão. Por esses motivos, declarou seu voto contrário ao projeto.

O vereador Marcos Folador destacou que o Projeto de Lei nº 65/2025 tem por objetivo adequar a composição do Conselho Municipal de Esporte, corrigindo a legislação vigente e ajustando a quantidade de membros titulares e suplentes. Explicou que a nova configuração prevê seis membros titulares — metade representantes do poder público e metade de entidades ligadas ao esporte e ao lazer. Embora considere o número reduzido, afirmou ser favorável ao projeto, entendendo que ainda assim representa avanço em relação ao modelo anterior, que tinha um número excessivo de conselheiros.

Na sequência, o vereador Fernando Misturini esclareceu que a mudança atende a exigências de regulamentação vinculadas a um programa do Governo do Estado, especialmente para obtenção dos selos Plus e Ouro. Informou que o antigo conselho possuía composição desproporcional e que a readequação é necessária para que o município continue habilitado a receber recursos fundo a fundo destinados ao esporte. Ressaltou que o esporte em Francisco Beltrão vem sendo tratado com seriedade e que a aprovação do projeto fortalece entidades e atletas locais. Ambos manifestaram apoio ao projeto.

O Vereador Fernando Misturini destacou que, após quase um ano, o Executivo encaminhou o Projeto de Lei nº 76/2025, que beneficia entidades esportivas e regula o uso de ginásios, campos de futebol e outras praças esportivas públicas, incluindo a gestão de publicidade nesses espaços. O projeto prevê ainda a realização de um chamamento público para concessão de subvenções, permitindo que as entidades realizem a gestão de seus campeonatos.

Misturini ressaltou que o município continuará subsidiando as competições em que as entidades representarem o município, mas que competições estaduais ou nacionais sem chancela municipal serão geridas pelas próprias entidades. Ele enfatizou a necessidade de apresentação de documentação como certidões negativas, composição da diretoria e ata de constituição, e pediu apoio dos colegas para orientar suas entidades locais a se organizarem, visando que o chamamento público e a concessão das subvenções ocorram no próximo ano. Finalizou solicitando o apoio dos pares e o voto favorável ao projeto.

A Vereadora Maria de Fátima apresentou o Requerimento nº 506/2025, destacando problemas enfrentados pelos usuários da unidade de saúde do bairro Cantelm, na cidade norte. Ela apontou a ausência de linha telefônica e a instabilidade da internet, que dificultam o agendamento de consultas e prejudicam o atendimento aos pacientes.

A vereadora reforçou a importância de garantir acessibilidade e um atendimento humanizado, permitindo que os pacientes, em situações de vulnerabilidade, recebam um serviço eficiente e satisfatório na unidade de saúde.

O Vereador Marcos Folador apresentou a Indicação nº 668/2025, baseada em demandas levantadas pelos próprios estudantes do terceiro ano, que incluem reparo de telhados, eliminação de goteiras, manutenção de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado, conserto de grades, portões e janelas danificadas, entre outros problemas estruturais.

Ele solicitou ao Executivo atenção especial a essa unidade escolar e reforçou que diversas outras escolas também enfrentam demandas de infraestrutura, destacando a necessidade de melhorias para garantir condições adequadas aos estudantes.

Nota Pública: A Presidência da Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão, juntamente com a Procuradoria da Mulher, acompanha com atenção a situação de vulnerabilização de direitos recentemente noticiada no âmbito do Legislativo municipal.

O acolhimento e a orientação estão sendo realizados com base na premissa de que a denúncia é fundamental. Reconhecemos que ocorrências individuais possuem fortes implicações coletivas quando o decoro, a dignidade, a liberdade ou a saúde emocional de uma mulher são afetados, pois a integridade de todas também é impactada.

O caso foi imediatamente submetido aos órgãos competentes para investigação, respeitando-se o sigilo legal que protege as pessoas envolvidas. Reforçamos a importância de construir espaços éticos e seguros em nossa cidade, promovendo o respeito, a proteção e a valorização de todas as mulheres.

Assinam:
Cidão – Presidente da Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão
Mara Fornazari Urbano – Vereadora e Procuradora da Mulher



Matérias do Expediente Não existem Matérias de Expediente para essa Sessão Plenária
Matérias da Ordem do Dia
MatériaEmenta Situação
1 - Projeto de Decreto Legislativo nº 2 de 2025
Processo: -
Autor: MESA DIRETORA
Turno:
Dispõe sobre a aprovação, com ressalvas, das contas do Poder Executivo do Município de Francisco Beltrão, relativas ao exercício financeiro de 2023, acolhendo o Parecer Prévio do Tribunal de Contas do Estado do Paraná.
Não informada
2 - Projeto de Lei Ordinária - Poder Executivo nº 58 de 2025
Processo: -
Autor: ANTÔNIO PEDRON - PREFEITO
Turno:
Estima a receita e fixa a despesa do Município de Francisco Beltrão para o Exercício de 2026
Aguardando a inclusão na ordem do dia
3 - Projeto de Lei Ordinária - Poder Executivo nº 59 de 2025
Processo: -
Autor: ANTÔNIO PEDRON - PREFEITO
Turno:
Dispõe sobre o Plano Plurianual do Município de Francisco Beltrão para o período de 2026 a 2029 e dá outras providências
Aguardando a inclusão na ordem do dia
4 - Projeto de Lei Ordinária - Poder Legislativo nº 34 de 2025
Processo: -
Autor: Mara Fornazari Urbano
Turno:
Institui o "Selo Empresa Amiga do Cuidado", destinado a reconhecer empresas que adotem políticas de abono de faltas justificadas para acompanhamento de filhos, tutelados ou pessoas sob sua responsabilidade em atendimentos de saúde ou compromissos escolares, e dá outras providências.
Aguardando a inclusão na ordem do dia
5 - Projeto de Lei Ordinária - Poder Executivo nº 47 de 2025
Processo: -
Autor: ANTÔNIO PEDRON - PREFEITO
Turno:
Altera dispositivos da lei municipal nº 5.084, de 19 de dezembro de 2023, que autoriza o executivo municipal a conceder direito real de uso, com encargos, de bem imóvel, e dá outras providências.
Aguardando a inclusão na ordem do dia
6 - Projeto de Lei Ordinária - Poder Executivo nº 65 de 2025
Processo: -
Autor: ANTÔNIO PEDRON - PREFEITO
Turno:
Altera os arts. 4º, 5º e 6º da Lei Municipal nº 4.470, de 26 de abril de 2017, que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Esportes e Lazer, do Fundo Municipal de Esportes e Lazer, e dá outras providências.
Aguardando a inclusão na ordem do dia
7 - Projeto de Lei Ordinária - Poder Executivo nº 72 de 2025
Processo: -
Autor: ANTÔNIO PEDRON - PREFEITO
Turno:
Dispõe sobre a recepção e regulamentação, no âmbito do Município de Francisco Beltrão, da Lei Federal nº 13.640, de 26 de março de 2018, que altera a Lei nº 12.587, de 3 de janeiro de 2012, para regulamentar o transporte remunerado privado individual de passageiros, e dá outras providências.
Aguardando a inclusão na ordem do dia
8 - Projeto de Lei Ordinária - Poder Executivo nº 76 de 2025
Processo: -
Autor: ANTÔNIO PEDRON - PREFEITO
Turno:
Institui o Programa Municipal de Incentivo ao Esporte Amador no âmbito do Município de Francisco Beltrão – PR, dispõe sobre o repasse de recursos, o uso e a gestão de espaços públicos esportivos por associações esportivas, paradesportivas e entidades parceiras, estabelece regras de contrapartida, acompanhamento e prestação de contas, e dá outras providências.
Aguardando a inclusão na ordem do dia
9 - Requerimento nº 503 de 2025
Processo: -
Autor: Pedro Tufão Filho
Turno:
REQUERER, após ouvido o Plenário, que seja oficiado à empresa Associação Para O Desenvolvimento Habitacional Sustentável De Santa Catarina - ADEHASC solicitando informações sobre o andamento do processo de regularização das moradias nas comunidades Jardim Elizabete, Rotary Novo Mundo, Dona Ernestina, Rua Manuel Bandeira, Beija-Flor, Rua Vitorino Bertoiolli e outras áreas adjacentes, compreendendo a região do Centro Social Novo Mundo, São Cristóvão e Raffer. 1. Como está sendo conduzido o processo de regularização; 2. Quais são as etapas previstas; 3. Quantas famílias já estão contempladas e qual a previsão de entrega das escrituras.
Não informada
10 - Requerimento nº 504 de 2025
Processo: -
Autor: Mara Fornazari Urbano
Turno:
REQUERER, seja expedido ofício ao Executivo Municipal, solicitando as seguintes informações: 1. Quais são as regras internas ou critérios atualmente vigentes que definem o território de atendimento de cada Unidade Básica de Saúde do Município; 2. Se há documento normativo, portaria ou instrução que estabeleça oficialmente a divisão territorial entre as UBS; 3. Quais os critérios adotados para exceções ao território padrão, e se há autorização formal nesses casos; 4. Se há controle ou registro dos casos em que munícipes são atendidos em postos diferentes do seu território de referência.
Não informada
11 - Requerimento nº 505 de 2025
Processo: -
Autor: Aline Biezus
Turno:
REQUERER, seja consignado em Ata, VOTO DE PESAR, pelo falecimento de Everton Zanata, ainda solicito que seja encaminhado ofício aos familiares.
Não informada
12 - Requerimento nº 506 de 2025
Processo: -
Autor: Maria de Fátima
Turno:
REQUERER que seja encaminhado ofício ao Executivo Municipal, para que através do setor competente, nos informe a previsão de melhorias na Unidade de Saúde do Bairro Cantelmo, em especial: A instalação de uma linha telefônica própria para atendimento da população; 1. A regularização das constantes oscilações de internet na unidade; 2. A instalação de aparelhos de Wi-Fi para garantir estabilidade no sistema de agendamentos e demais serviços.
Não informada
13 - Indicação nº 668 de 2025
Processo: -
Autor: Marcos Folador
Turno:
INDICAR, ao Executivo Municipal, que adote as medidas necessárias para atender às demandas apresentadas pelos alunos do 3º Ano da Escola Municipal Recanto Feliz, localizada no bairro Pinheirinho, cujas cartas foram encaminhadas a este gabinete. Trata-se de uma indicação fruto de escuta direta e democrática, que expressa o comprometimento dos estudantes com a melhoria do ambiente escolar e o fortalecimento da cidadania desde a infância.
Não informada
14 - Indicação nº 669 de 2025
Processo: -
Autor: Junior Nesi
Turno:
INDICAR, após ouvido o Plenário, que seja oficiado ao Poder Executivo Municipal, por intermédio do setor competente, para que proceda à troca da cobertura da Igreja da comunidade do Rio Palmeirinha.
Não informada
15 - Indicação nº 670 de 2025
Processo: -
Autor: Emanuel Venzo
Turno:
INDICAR ao Poder Executivo Municipal, por meio do setor competente, que realize o reforço da barreira metálica da trincheira localizada no Bairro Padre Ulrico, em ambos os lados (esquerdo e direito).
Não informada