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Resumo
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Expediente Diversos
(8ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura)
01. ABERTURA DA SESSÃO
<p>Nº 4220 - Aos vinte e cinco dias de fevereiro de dois mil e vinte e cinco, às quatorze horas, os Senhores Vereadores se reuniram no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Francisco Beltrão-PR, sob a Presidência do Vereador Cidney Barbiero Filho.</p>
02. LEITURA DE UM TRECHO BÍBLICO
<p>O Presidente solicitou ao Vereador Emanuel Venzo para proceder à leitura.</p>
03. LEITURA E VOTAÇÃO DA ATA DA SESSÃO ANTERIOR
<p>Em discussão a ata nº 4219 da 7ª Sessão Ordinária do dia vinte e quatro de fevereiro de dois mil e vinte e cinco, não havendo manifestações, em votação aprovada por unanimidade.</p>
04. CORRESPONDÊNCIAS RECEBIDAS E EXPEDIDAS
<p>Moção de aplauso número 04/2025 gabinete do Vereador Silmar Gallina, Moção de aplausos para o Colégio Estadual Dr. Eduardo Virmond Suplicy, por ter alcançado o maior IDEB em 2023 no ensino médio e maior crescimento no IDEB 2023 Ensino Fundamental e Médio. Requerimento 80/2025 gabinete do Vereador Silmar Gallina requer após ouvido plenário que seja encaminhado a Ofício ao Senador Flávio Arns, solicitando apoio na angariação de recursos no importe de R$150.000,00 para o projeto "Contação de Histórias Itinerantes". Requerimento 81/2025 gabinete do Vereador Nildo gás requer após ouvido plenário que seja encaminhado Ofício ao deputado estadual Adão Litro solicitando apoio na angariação de recursos junto ao Instituto paranense de desenvolvimento Educacional (FUNDEPAR) no do tocante ao programa escola mais bonita na ordem de R$ 100.000,00 a serem destinados a obras de revitalização/melhorias no Colégio Estadual Paulo Freire localizado na comunidade do Assentamento Missões. Requerimento 82/2025 gabinete da Vereadora Mara Fornazari Urbano requer após ouvido plenário que seja encaminhado o Ofício ao executivo Municipal solicitando informações detalhadas sobre a nomenclatura das ruas, praças, bosques e parques do município de Francisco Beltrão. A solicitação Visa promover maior conhecimento sobre a composição da nomenclatura urbana da cidade permitindo também uma análise crítica e fundamentada sobre a representação dos diferentes segmentos da sociedade e de identidade local. Requerimento 83/2025 gabinete Vereador Cidão requer após ouvir do plenário em conformidade com o artigo 159 do regimento interno que seja encaminhado Ofício convocando a Secretária de Educação Senhora Rosa Vandresen, para que compareça compareça a Tribuna desta casa de leis em data ser agendada, a fim de prestar esclarecimentos acerca das ações, programas, projetos e demais assuntos relacionados à sua pasta. Requerimento 84/2025 gabinete do Vereador Bruno Savarro após ouvir do plenário que seja encaminhado Ofício ao executivo Municipal solicitando informações quanto ao cumprimento da lei nº 5009/2023 que dispõe sobre a alteração dos dispositivos da lei nº 2.873 de 19 de dezembro de 2001, que cria a taxa de serviço de limpeza de terrenos baldios ou Imóveis abandonados e d outras providências. Requerimento 85/2025 gabinete da Vereadora Enfermeira Aline Biezus, gabinete do Vereador Julio Cesar Spada, requer após ouvido plenário que seja encaminhado Ofício ao poder executivo por meio da Secretaria Municipal de infraestrutura ou órgão competente para que forneça informações detalhadas acerca da acessibilidade das Calçadas no nosso município. Indicação 108/2025 gabinete da Vereadora Maria de Fátima indicar o Executivo Municipal por meio do setor competente que proceda a pavimentação da Rua São Leopoldo, nº97 esquina com a rua Sarandi, que atualmente se encontra com pista danificada devido à abertura realizada para execução de melhorias na boca de lobo, intervenção que não foi devidamente finalizada com o fechamento e recuperação da pavimento. Indicação 109/2025 gabinete do Vereador Emanuel Venzo indicar ao presidente desta casa de leis que Analise a viabilidade da contração de uma empresa especializada para realizar estudos e levantamentos sobre normas que possam ser revogadas bem como a digitalização de todas as normas já aprovadas pelo Poder Legislativo. Indicação 110/2025 Vereador Pedro Tufão Filho indicar o Executivo Municipal por meio de estudo setor competente que procede a instalação de uma pracinha infantil construção de mini Arena no loteamento Guerra, Costa Norte e Nortão. Indicação 111/2025 o gabinete do Vereador Bruno Savarro, indicar após ouvido plenário que seja encaminhado a Ofício ao Debetran para que realize a extensão do perímetro de faixa azul da Avenida Porto Alegre, até o cruzamento da rua Vereador Romeu Lauro Werlang. Indicação 112/2025 gabinete do Vereador Marcos Folador indicar o Executivo que proceda a limpeza e manutenção do cemitério municipal localizado na Rua Abdul Pholmann, bairro Aeroporto. Indicação 113/2025 gabinete da Vereadora Maria de Fátima indicar a Sanepar e ao setor executivo para que realize o término da implantação do esgoto na Rua Alabama no Jardim Virgínia visto que as casas que que ainda não foram contempladas estão tendo problemas com Vertentes e com o Retorno dos de dejetos em suas propriedades, comprometendo a qualidade de vida e saúde pública. Indicação 114/2025 gabinete do Vereador Júnior Nesi indicar o Executivo Municipal através do setor competente que seja realizado o reajuste das horas de plantão dos profissionais da saúde do município. Indicação 115/2025 gabinete do Vereador Emanuel Venzo indicar após ouvir do plenário que seja encaminhado Ofício ao executivo Municipal para que através do setor competente proceda a roçada e limpeza dos lotes institucionais localizados na rua Owaldir Carneiro, bairro Aeroporto. Indicação 116/2025 gabinete do Vereador Valmir Dile Tonello indicar o Executivo Municipal por meio de estudos do setor competente que proceda a pavimentação asfáltica da rua Miami, bairro Pinheirinho. Indicação 117/2025 gabinete da Vereadora Aline Biezus e gabinete da Vereadora Anelise Marx indicar ao poder executivo para que interceda junto ao Departamento de Estradas e rodagens a viabilização da construção de uma passarela no contorno leste Rodovia Vitório Traiano mais precisamente em frente ao Centro Regional de Especialidades (CRE). Indicação 118/2025 gabinete do Vereador Tiago Correa indicar ao poder executivo que proceda a realização de melhorias do posto de saúde da comunidade do Jacutinga tendo em vista a grave precariedade das instalações do local, que oferece riscos à saúde e segurança dos moradores da região. Indicação 119/2025 gabinete do Vereador Pedro Tufão Filho indicar o Executivo Municipal por meio de estudo setor competente que proceda a instalação de uma pracinha infantil no bairro São Cristóvão na rua Joaçaba, no qual se encontra um terreno institucional. Indicação número 120/2025 Vereador Bruno Savarro indicar após ouvido plenário que seja encaminhado Ofício ao poder executivo para que através do setor competente realizem melhorias no loteamento Alto da Conquista como solicitado a seguir pavimentação asfáltica completa; limpeza de roçada dos terrenos baldios; fazer com que a coleta de lixo passe mais vezes pelo loteamento. Indicação 121/2025 gabinete do Vereador Marcos Folador indicar após ouvido Plenário, enviar Oficio ao Poder Executivo que proceda a realização de um estudo técnico para análise de trânsito nas proximidades da Escola Municipal Freide Deodato e do Colégio Estadual da Cango bem e com objetivo de avaliar a viabilidade de instalação de um semáforo para pedestres entre cruzamento da Rua São Judas Tadeu e Rua Mandaguari visando melhorar a segurança no local especialmente para os estudantes. Indicação 122/2025 gabinete da Vereadora Maria de Fátima indicar tivo através do setor competente para que realize melhorias e e reforma da farmácia Municipal do Bairro Industrial contemplando os seguintes aspectos: construção de um banheiro exclusivo para pacientes, proporcionando maior conforto e dignidade à população que utiliza os serviços da unidade; ampliação do balcão de atendimento com objetivo de otimizar o fluxo de atendimento e reduzir o tempo de espera dos pacientes; remoção de materiais sem utilidade que atualmente ocupam espaços e poderiam ser aproveitados para melhorar a estrutura e o atendimento da população segue em anexo material fotográfico para melhor entendimento das demandas. Indicação 123/2025 gabinete do vereador Julio Spada indicar após ouvido plenário que seja enviado Ofício ao executivo Municipal para que através do setor competente promova a instalação de placas de advertência nos parques em outros locais de grande circulação de pessoas informando sobre a Lei Federal nº 2.140/2011 que regulamenta a condução de cães de grande porte em espaços públicos. Indicação 124/2025 o gabinete do Vereador Júnior Nesi indicar o Executivo Municipal que através do setor competente considere e analise a possibilidade de aumento do valor do Vale reição dos funcionários municipais conforme disposto no artigo inciso 2º da Lei Municipal nº 4.646/2021. Indicação 125/2025 gabinete do Vereador Fernando Misturini indicar ao executivo Municipal para que proceda a pavimentação asfáltica das ruas Deomar Kunz, Afonso Babinski e Ulisses Possel no bairro São Cristóvão. Indicação 126/2025 o gabinete do Vereador Emanuel Venzo indicar após ouvido plenário que seja encaminhado Ofício ao executivo Municipal para que através setor competente realize estudos e viabilidade para melhorias da entrada do loteamento Monte Rey. Indicação 127/2025 gabinete do Vereador Valmir Dile Tonello indicar o Executivo Municipal por meio de estudos do setor competente que proceda a colocação de resíduo asfáltico na Rua José Elias Mucelin, bairro São Miguel. Indicação 128/2025 gabinete da Vereadora Anelise Marx indicar o Executivo Municipal através do setor competente para que proceda a aquisição de aparelhos de ar condicionado para as dependências da unidade de saúde do bairro Padre Ulrico. Indicação 129/2025 gabinete da Vereadora Aline Biezus indicar ao poder executivo para que promova a alteração da Lei nº 4.106/2013, conforme a legalidade, para possibilitar que o período de férias dos servidores públicos municipais seja dividido em até três períodos sendo que nenhum desses períodos seja inferior a 10 dias. Indicação 130/2025 o gabinete do Vereador Emanuel Venzo indicar após ouvido plenário que seja encaminhado Ofício ao executivo Municipal através do setor competente para que realize melhorias na calçada da rua Antonina em frente à academia Pratique que se encontra com as lajotas desalinhadas e quebradas conforme fotos em anexo. Indicação 131/2025 gabinete do Vereador Júnior Nesi indicar o Executivo Municipal através setor competente para que faça a revisão do plano de cargos e salários dos Servidores Municipais. Indicação 132/2025 gabinete da Vereadora Maria de Fátima indicar após ouvir do plenário que seja encaminhado Ofício ao poder executivo para que através do setor competente seja realizada a viabilidade do recuo do campo de futebol localizado na Rua Francisca Pires, em frente ao Centro Municipal de Educação Infantil-CEMEI Marli Abdala, visando a criação de vagas de estacionamento e/ou espaço para embarque e desembarque de alunos. Ademais solicita-se a devida sinalização do local com placa de indicação escolar. Indicação 133/2025 gabinete da Vereadora Maria de Fátima indicar o Executivo Municipal por meio de estudos setor competente para que proceda a pavimentação asfáltica da Rua Nápolis, Jardim Itália. Ofício número 072/2025 SIEMACO Francisco Beltrão a Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão. O SIEMACO de Francisco Beltrão e região vem a presente requisitar 10 minutos da sessão da Câmara Municipal na data de 25 de fevereiro de 2025 para falar sobre a situação das empresas prestadoras de serviço que são regidas pela CCT da nossa categoria que presta serviço para a Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão certos de que seremos atendidos desde já agradecemos e elevamos nossa estima a esse legislativo, Jussara Brito de Seixas Presidente, Valmir Gonçalves jurídico. Ofício 011/2025 Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara de Vereadores Cidney Barbeiro Filho, assunto utilização do espaço da Câmara de Vereadores, a Secretaria Municipal de Esportes e lazer dirige-se mui respeitosamente à vossa senhoria solicitar o espaço da Câmara de Vereadores para a realização do congresso técnico dos jogos de verão salientamos que necessitamos utilizar o projetor de multimídia e o sistema de som da câmara para realizar a reunião com os dirigentes esportivos na quarta-feira dia 26/02 de 2025 Com início às 19 horas e término aproximadamente às 20 horas. Entendemos o convite ao Senhor Presidente e todos os Vereadores que quiserem participar, certo da vossa colaboração e apoio Ilda Schmitz Secretária de esportes. Rotary Club de Francisco Beltrão, convite ao Excelentissimo Senhor Cidney Barbeiro Filho Presidente da Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão. O Presidente da Fundação da Unidade Rotária de Francisco Beltrão-FURBE- Gestão 2024/2025 Senhror Henrique Zamadei convida a Vossa Senhoria para participar do lançamento do evento denominado segundo festival da costela. Data do lançamento dia 27 de fevereiro de 2025, quinta-feira às 19 horas, local Boteco do Governador ao lado da Bacel bairro Água Branca, e segundo festival da Costela realizar-se no dia primeiro de maio de 2025 visando a celebração do Dia do Trabalhador da associação de motoristas Guarda São Cristóvão de Francisco Beltrão. Durante o lançamento de do segundo festival da costela promoção da FURBE mais esclarecimentos sobre o evento serão tratados. Henrique Zamadei Presidente e coordenador do evento. Ofício número 06/2025 prezados vereadores É com grande satisfação que convidamos esta distinta casa de leis a prestigiar o torneio feminino de futsal que acontecerá no dia 6 a dia 13 de Abril no ginásio esportivo da Escola Municipal Nossa Senhora do Sagrado Coração. O evento tem como objetivo incentivar a participação feminina no esporte promover a integração entre atletas e fortalecer o futsal em nossa cidade. Além de contar com a presença dos Nobres vereadores solicitamos o apoio desta Câmara para a realização do evento contribuindo para a sua estruturação e divulgação. Incentivo ao esporte é essencial para o desenvolvimento social e inclusão e a parceria do Poder Legislativo será fundamental para o sucesso dessa iniciativa. Desde já agradecemos a atenção e o compromisso com o fortalecimento do esporte em nossa cidade ficamos à disposição para mais informações e aguardamos um retorno. Atenciosamente diretora Carmen Luzia Mendes Pereira. Ofício 17/2025 ACAMSOP. Prezados Vereadores vimos por meio deste saudá-los na esperança de poder encontrá-los imbuídos em seus espíritos empreendedores em prol do Legislativo do Sudoeste. Outrossim, vimos por meio desse solicitar que seja comunicado a esta entidade quais vereadores que já ocuparam espaço parlamentar em sua Câmara, e o contato das dos das mesmas. Esse relatório deverá ser por legislatura e por sigla partidária que a mesma pertencia. Sendo o que tínhamos para o momento, despedimo-nos esperando o relatório com brevidade. Claudimir Zanco Presidente, Tásia Castelli Secretária. Poder Judiciário do Estado do Paraná Comarca de Francisco Beltrão Vara da família e Juventude. Ofício número 03/25 senhor presidente da Câmara de Vereadores Francisco Beltrão Senhor Cidney Barbeiro Filho cumprimentando o cordialmente sirvo do presente para informar que será realizado correição anual ordinária, apenas nas serventias do foro extrajudicial da Comarca de Francisco Beltrão estado do Paraná dos dias 11 a 13 de Março do corrente ano, conforme ordem de serviço número 193/2025 de 7 de Fevereiro de 2025, da Corregedoria de Justiça do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Em tempo informo que a recepção da desembargadora corregedora do fórum extrajudicial e da equipe correicional ocorrerá no dia 11/03 de 2025às 10:30 no tribunal do júri desta comarca (confirmar a presença junto à direção do fórum) diante a importância desse procedimento solicito Ampla divulgação bem como comunico a possibilidade de agendamento de reunião reuniões com a autoridades responsáveis E a equipe correcional para tratar de eventuais questões pertinentes os interessados em agendar reuniões poderão entrar em contato com a direção no fórum desta comarca pelo telefone 46 3905 6762 até a data limite de 24/02 de22 sendo que havia para esse momento renove protesto de distinta consideração colocando-me à disposição para eventuais esclarecimentos Francisco Beltrão Paraná 18 de fevereiro de 2025. Carina Daggios Juíza de Direito. </p>
05. GRANDE EXPEDIENTE
<p>O discurso apresentado pelo Vereador Marcos Folador, é uma defesa para a aprovação do Projeto de Lei nº 005/2025, do executivo, que trata do pagamento dos estagiários da prefeitura. Ele começa cumprimentando o presidente da câmara, os vereadores e o público presente, destacando a presença de estagiários, pessoas do movimento social e outras figuras importantes. Ele explica que o projeto foi encaminhado com urgência, após um período em que a empresa terceirizada, a CEBRADE, não fez o repasse de pagamento aos estagiários, o que gerou uma situação de emergência. O projeto visa resolver esse problema, transferindo a responsabilidade para a administração direta da prefeitura, o que facilitaria o processo de pagamento e a regularização dos estagiários, além de promover uma maior proximidade entre a prefeitura e os estagiários. Marcos Folador também destaca que a aprovação desse projeto é um primeiro passo importante para garantir melhores condições de trabalho e treinamento aos estagiários, principalmente aqueles da área da educação, que representam a maior parte dos estagiários, mas também há outras áreas que precisam de atenção. Ele encerra o discurso solicitando a aprovação do projeto, com o objetivo de valorizar os estagiários.</p>
06. ORDEM DO DIA
<p>Único turno de discussão e votação do Projeto de lei número 005/2025 do Poder Executivo.<br>Requerimentos nº 70,71,72,73,74,75,76,77,78 e 79/2025.<br>Indicações nº 100,101,102,103104,105,106 e 107/2025.</p>
07. EXPLICAÇÕES PESSOAIS
<p>O discurso do vereador Oberdan aborda diversos pontos relacionados às atividades da câmara e à gestão municipal. Ele começa mencionando o projeto relacionado à valorização dos estagiários, destacando a importância de apoiar esse público, que muitas vezes usa seus recursos para ajudar no pagamento da faculdade e nas despesas familiares. O vereador também levanta uma preocupação sobre a emenda apresentada, questionando se ela poderia envolver vícios de iniciativa, especialmente em relação aos gastos orçamentários do município, que, segundo ele, devem ser propostos pela prefeitura. No entanto, ele reconhece a importância da valorização do estagiário e a necessidade de aprovar o projeto. Ele parabeniza a audiência pública sobre o último quadrimestre da gestão anterior, destacando a importância de entender o endividamento do município, os gastos com saúde e educação, e a visão de que as dificuldades mencionadas anteriormente não significam que tudo estava perdido. Por fim, o vereador expressa seu compromisso e confiança na gestão atual, elogiando a vice-prefeita e o secretário de fazenda, e conclui com a intenção de trabalhar mais para melhorar a cidade de Francisco Beltrão, ressaltando o papel importante dos vereadores e a necessidade de “arregaçar as mangas” para realizar o trabalho. A vereadora Aline Biezus começa o discurso agradecendo a presença do público e dos vereadores. Ela esclarece que, ao pedir autorização para uma rúbrica, a Secretaria de Saúde não estava pedindo autorização para pagar contas, mas sim para regularizar despesas de exercícios anteriores. Ela explica que, se os empenhos tivessem sido feitos corretamente, a situação teria sido resolvida sem necessidade de aprovação. A vereadora também comenta sobre a compra de medicamentos e insumos, destacando que, apesar da propaganda sobre a aquisição de 13 milhões de reais, a realidade era de escassez de medicamentos essenciais, como para diabetes e hipertensão. Ela reforça a importância de garantir que esses remédios não faltem, especialmente porque os recursos na saúde são carimbados e devem ser usados para fins específicos, como pagamento de médicos e aquisição de medicamentos. Além disso, ela menciona a reunião sobre acessibilidade das calçadas e a necessidade de o Executivo se posicionar sobre as responsabilidades de manutenção. Ela também destaca o programa “Novos Caminhos”, que visa a pavimentação, mas que está parado há mais de um ano. A vereadora informa que a Secretaria de Urbanismo já iniciou o protocolo para quem quiser aderir ao projeto, no qual o município oferece mão de obra e o contribuinte paga apenas pelo pavimento.</p>
08. PARTICIPAÇÃO DE CONVIDADOS
<p>O representante do SIEMACO, Valdir, utiliza a tribuna para expor preocupações sobre a repactuação dos contratos de serviços terceirizados com a prefeitura. Ele explica que a prefeitura está tentando retirar benefícios dos trabalhadores terceirizados, como assistência médica e fundo de formação profissional, que foram garantidos por convenções coletivas anteriores. Essas mudanças foram apresentadas como parte de uma repactuação devido à data base de fevereiro de 2025, mas Valdir argumenta que a repactuação não deveria afetar esses direitos. Ele destaca que esses benefícios são essenciais para a qualidade de vida dos trabalhadores e para a prestação de serviços à comunidade, como a capacitação dos profissionais que atuam na limpeza e merenda nas escolas municipais. Outro representante, Anderson, reforça que esses benefícios não são privilégios, mas condições mínimas de trabalho, e que sua retirada afetaria tanto os trabalhadores quanto a qualidade dos serviços prestados. Ele também menciona que a administração municipal tem responsabilidade sobre esses direitos e pode ser responsabilizada por desrespeitá-los. O apelo é para que os vereadores apoiem a manutenção desses benefícios, garantindo melhores condições de trabalho e evitando prejuízos para a população. Eles pedem a intervenção da Câmara para resolver a situação, caso contrário, buscarão o caminho jurídico.</p>
09. TRIBUNA LIVRE
10. OCORRÊNCIAS DA SESSÃO
<p>O Vereador Julio Spada iniciou seu discurso destacando a importância do projeto nº005/2025 em discussão, embora reconheça que há outros projetos na pauta, e propôs uma emenda aumentando o valor do auxílio transporte de R$ 60 para R$ 100, argumentando que os valores atuais estão defasados e é necessário cobrir melhor os custos. Emenda essa que foi aprovada em votação geral. Ele também apontou três pontos essenciais da lei que consideram positivos. O primeiro é a regulamentação da alocação dos estagiários, garantindo que eles atuem em áreas relacionadas aos seus cursos, o que contribui para uma experiência prática mais alinhada com a formação deles. O segundo ponto é a ampla divulgação e a transparência no processo seletivo, que, com a implementação da lei, elimina a dependência de agendamento, como ocorria anteriormente com a empresa terceirizada CEBRADE. O terceiro ponto é a previsão de ajustes anuais, o que permite que a lei seja atualizada conforme necessário. O Vereador Fernando Misturini, ao complementar o discurso do vereador Julio Spada, destacou a importância de que, uma vez aprovada a lei, ela só poderá ser revogada por meio de outra votação nesta casa, garantindo assim a continuidade da regulamentação, independentemente da mudança de prefeito. Ele ressaltou que a existência dessa lei é fundamental para amparar os estagiários, especialmente em sua entrada no mercado de trabalho. O Vereador Policial Oberdan, de forma breve, abordou a importância da emenda e do projeto, destacando a necessidade de sua implementação no município, especialmente devido à situação criada nos últimos dias. Ele também informou o que foi falado pelo vereador Julio sobre a eliminação das instruções feitas pelas terceirizadas, afirmando que esse tipo de prática não deve ocorrer no serviço público. O vereador Silmar Gallina iniciou seu discurso destacando que, neste momento, a discussão era apenas sobre a proposta de emenda ao projeto, e que o projeto em si seria debatido posteriormente, abordando aspectos como divulgação e regulamentação. Ele explicou que a emenda, que aumenta o valor do auxílio transporte de R$ 60 para R$ 100, foi proposta com base na responsabilidade fiscal do legislativo. Silmar ressaltou que, embora os Vereadores desejassem aumentar não apenas o auxílio ao transporte, mas também os atrasos dos estagiários, a proposta foi feita com cautela para garantir que o projeto seja viável e sancionado pelo executivo. Ele enfatizou que a emenda foi calculada com responsabilidade, alterando o equilíbrio entre os recursos disponíveis e a governabilidade da cidade, e que foi uma proposta do legislativo. O vereador Bruno Savarro iniciou seu discurso destacando a importância do projeto de lei e enfatizando que, embora a Câmara esteja sempre disposta a criticar quando necessário, também é importante elogiar ações do Executivo que beneficiam a sociedade. Ele parabenizou o Executivo pela proposta e a comissão de redação e justiça pelo aumento do valor do auxílio transporte. Bruno apresentou sua experiência como ex-diretor do Procon, mencionando o desafio de lidar com estagiários mal remunerados, especialmente em uma área como o direito, onde o mercado oferece ofertas mais altas, o que leva à perda de estagiários. Ele ressaltou que, embora o aumento de R$ 871,80 para R$ 1.015,00 possa não ser o ideal, é um avanço positivo dentro das limitações orçamentárias atuais e um primeiro passo na luta por mais valorização. A Vereadora Maria de Fátima destacou a justiça do projeto, especialmente ao comparar os valores pagos aos estagiários de Francisco Beltrão com os de municípios vizinhos. Ela enfatizou a importância de oferecer incentivos para o início da carreira dos estagiários, mencionando a falta de interesse na profissão de professor devido à ausência de incentivos. A Vereadora expressou seu apoio ao projeto e reafirmou a luta para regularizar a situação. A Vice-Presidente Aline apresentou um relato pessoal sobre o trabalho de sua estagiária, Maria, na unidade de saúde, destacando o quanto ela é importante para o funcionamento do posto. Aline contou que Maria, em seu último dia de trabalho, estava chorando, pois não poderá renovar o contrato devido à contratação pelo CEBRADE, e ela depende do salário para continuar sua faculdade. Aline relatou que tentou contratar novos estagiários, mas nenhum quis ficar devido à alta demanda de trabalho no posto. Ela elogiou o esforço e a dedicação dos estagiários, que muitas vezes não recebe o suporte adequado, e reforçou a importância de regularizar essa situação o mais rápido possível. O Vereador Marcos Folador explicou que o requerimento 74/2025 é uma solicitação para conseguir ônibus escolares, intermediada pela prefeitura. Ele lembrou que, durante uma visita do deputado federal Elton Welter, foi identificada a necessidade de mais ônibus escolares. O objetivo é obter recursos por meio dos deputados federais para melhorar a frota e o transporte escolar para os municípios.</p>