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Resumo
Resumo
Expediente Diversos
(42ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura)
01. ABERTURA DA SESSÃO
<p>Nº 4254 - Aos sete dias de julho de dois mil e vinte e cinco, às quatorze horas, as vereadoras e os vereadores reuniram-se no Plenário da Câmara Municipal de Francisco Beltrão - PR, sob a Presidência do vereador Cidney Barbiero Filho.</p>
02. LEITURA DE UM TRECHO BÍBLICO
<p>O Senhor Presidente solicitou ao vereador Emanuel Venzo para proceder a Leitura.</p>
03. LEITURA E VOTAÇÃO DA ATA DA SESSÃO ANTERIOR
<p>Em discussão a Ata nº 4253 da 41ª Sessão Ordinária de 2025, não houve manifestações e em votação foi aprovada por unanimidade.</p>
04. CORRESPONDÊNCIAS RECEBIDAS E EXPEDIDAS
<p><strong>PROJETO DE LEI DO EXECUTIVO Nº 31/2025: </strong>Autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder direito real de uso, com encargos, de bem imóvel à empresa Esplendora Obras Ltda e dá outras providências.<br><br><strong>PROJETO DE LEI DO EXECUTIVO Nº 32/2025: </strong>Dispõe sobre o Programa Municipal de Transporte Escolar Suplementar – PMTES em Francisco Beltrão, Estado do Paraná, e dá outras providências.<br><br><strong>PROJETO DE LEI DO EXECUTIVO Nº /2025: </strong>Autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder direito real de uso, com encargos, de bem imóvel à empresa PVTEC SOLUÇÕES LTDA e dá outras providências.<br><br><strong>MOÇÃO DE APLAUSO Nº 20/2025: </strong>MOÇÃO DE APLAUSOS ao Coral e à Orquestra da UTFPR – Campus Francisco Beltrão, pela relevante contribuição à cultura e à educação musical no município e região, ao longo de seus 11 anos de atividades ininterruptas, sob a regência do maestro Mauro César Cislaghi.<br><br><strong>REQUERIMENTO Nº 322/2025: </strong>REQUERER, após ouvido o Plenário, que seja oficiado à Secretaria Municipal de Assistência Social, solicitando as seguintes informações: Quantos grupos de idosos estão atualmente ativos no município? Quantos idosos participam, ao todo, desses grupos? Quais são os locais (endereços ou bairros) onde esses grupos estão localizados e realizam suas atividades?</p> <p><strong>REQUERIMENTO Nº 323/2025: </strong>REQUERER, seja expedido ofício ao Executivo Municipal solicitando informações detalhadas acerca do funcionamento da Casa de Apoio mantida pelo município na cidade de Cascavel/PR, especialmente no que se refere aos seguintes pontos:</p> <p>1. Confirmação sobre a continuidade da prestação do serviço: A Secretaria Municipal de Saúde ainda dispõe do serviço de Casa de Apoio em Cascavel?</p> <p>2. Convênio ou forma de organização: Como está formalizado o vínculo entre o Município de Francisco Beltrão e a referida Casa de Apoio? Existe convênio, contrato ou outro instrumento jurídico?</p> <p>3. Perfil dos pacientes atendidos: Quais são os critérios para utilização do serviço e quais pacientes atualmente fazem uso da Casa de Apoio?</p> <p>4. Hospedagem de acompanhantes: É permitida a permanência de acompanhantes de pacientes na Casa de Apoio? Em caso afirmativo, em quais condições?<br><br><strong>REQUERIMENTO Nº 324/2025: </strong>REQUERER, após ouvido o plenário, que seja oficiado o Setor de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão, solicitando cópia dos cartões-ponto de todos os servidores comissionados da Prefeitura Municipal, referente ao período de janeiro de 2025 até a presente data.<br><br><strong>REQUERIMENTO Nº 325/2025: </strong>REQUER que seja encaminhado Ofício ao Excelentíssimo Senhor Deputado Federal Vermelho, solicitando a destinação de recurso, por meio de emenda parlamentar ou por outro meio legal disponível, visando a aquisição de uma semeadeira, a ser destinada à Comunidade da Seção Progresso, zona rural de Francisco Beltrão. <br><br><strong>REQUERIMENTO Nº 326/2025: </strong>REQUERER, ao Executivo Municipal, informações detalhadas e imediatas providências quanto à indisponibilidade de medicamentos essenciais, como cálcio, ferro e complexo B12, na Farmácia Municipal.</p> <p>Diante disso, requer-se:</p> <p>1. Relação atualizada dos medicamentos disponíveis na Farmácia Municipal, com destaque para cálcio, ferro e complexo B12;</p> <p>2. Motivo da ausência dos referidos medicamentos e prazo estimado para regularização do fornecimento;</p> <p>3. Medidas administrativas em curso para reposição dos estoques, como abertura de processo licitatório, aquisição emergencial ou convênio com o Estado;</p> <p>4. Informações sobre eventuais protocolos de substituição ou orientação aos pacientes diante da falta dos itens solicitados.</p> <p><strong>REQUERIMENTO Nº 327/2025: </strong>REQUERER, após ouvido o Plenário, que seja encaminhado ofício ao Executivo Municipal, por meio da Secretaria competente, solicitando informações detalhadas sobre a Casa do Autista, incluindo: Previsão para o início ou ampliação dos atendimentos; Tipos de serviços que serão ou estão sendo oferecidos; Composição da equipe técnica e multiprofissional; Critérios de acesso e encaminhamento para atendimento; Localização e estrutura do espaço; E quaisquer outras informações pertinentes sobre o funcionamento da Casa do Autista.<br><br><strong>REQUERIMENTO Nº 328/2025: </strong>REQUERER, seja expedido ofício ao Deputado Federal Paulo Litro, solicitando a viabilização da destinação de um ônibus ao Município de Francisco Beltrão, que será de grande utilidade para atender demandas.<br><br><strong>REQUERIMENTO Nº 329/2025: </strong>REQUERER, após ouvido o Plenário, que seja oficiado à Secretaria Municipal de Saúde, solicitando quantos idosos (pessoas com 60 anos ou mais) estão atualmente cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Francisco Beltrão – PR? Há estatísticas por faixa etária (60-69, 70-79, 80 anos ou mais) disponíveis?<br><br><strong>REQUERIMENTO Nº 330/2025: </strong>REQUERER, após ouvido o Plenário, que seja encaminhado Ofício à Companhia de Saneamento do Paraná – SANEPAR, solicitando informações sobre a previsão para a implantação da rede coletora de esgoto nos seguintes locais do município: Conjunto Esperança, Bairro Jardim Floresta e Bairro Jardim Primavera. <br><br><strong>INDICAÇÃO Nº 488/2025: </strong>INIDICAR ao Executivo Municipal que, por meio da Secretaria competente, estude a viabilidade de realizar o alargamento da Rua Florianópolis, em toda a sua extensão, ou, alternativamente, implantar estacionamento em apenas um dos lados da via.<br><br><strong>INDICAÇÃO Nº 489/2025: </strong>INDICAR, após ouvido o plenário, que seja enviado ao ofício ao Executivo Municipal, para que através do setor competente, realize melhorias e atualize o modelo do ponto de ônibus localizado nas Ruas Taubaté, Lages, Avenida Atílio Fontana e Bairro Virgínia.<br><br><strong>INDICAÇÃO Nº 490/2025: </strong>INDICAR, ao Executivo Municipal, que inclua no cronograma de obras do município o asfaltamento das seguintes vias localizadas no Bairro São Cristóvão, em Francisco Beltrão, conforme as imagens em anexo:</p> <p>· Travessa Taió;</p> <p>· Final da Rua Pato Branco;</p> <p>· Rua Timbó;</p> <p>· Avenida Presidente Castelo Branco;</p> <p>· Rua Presidente Itamar Franco.<br><br><strong>INDICAÇÃO Nº 491/2025: </strong>INDICAR ao Poder Executivo Municipal, após ouvido o Plenário, para que através do setor competente, realize a pintura da faixa elevada em frente a Escola Municipal Bom Pastor. </p> <p><strong>Ofício nº 70/2025: </strong>Assunto, convite a ao sexto encontro legislativo da ACAMSOP. Prezado senhor Presidente, a ACAMSOP - Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná, convida a Vossa Excelência, bem como todos os vereadores e vereadoras desta respeitável casa legislativa, paraparticipar do sexto encontro legislativo da ACAMSOP, que ocorrerá no próximo sábado, 12 de julho, no Centro de Eventos do município de Salgado Filho, Paraná, com início às 8:30 horas. O evento será iniciado com coffe break e recepção, seguindo a programaçãocom palestras voltadas à qualificação e a valorização do poder legislativo municipal. 9 horas, palestra com Ricardo Amaral, o processo legislativo e o papel do vereador. 10:40 palestra com Balduino Reque, A ousadia do vereador em legislar. Este evento integra uma série de ações da ACAMSOP em seu compromisso contínuo em oferecer formação técnica e política aos legisladores municipais, ampliando conhecimento sobre os instrumentos de fiscalização às boas práticas parlamentares e o fornecimento institucional das câmaras municipais. ACAMSOP reafirma seu papel como entidade representativa integradora do legislativo sudestino, oferecendo suporte, formação e espaços de diálogo para o crescimento conjunto das câmaras municipais. da região. A inscrição poderão ser feitas no link abaixo. Claudemir Zanco, presidente.</p> <p><strong>Ofício nº19/2025:</strong> Resposta à proposição do vereador Tiago Correia. Assunto: Informações acerca da viabilidade da do PL 13/2025 do legislativo, resposta em anexo. <br><br><strong>Ofício do gabinete nº 100/2025: </strong>Ao senhor Cidney Barbiero Filho e a Senhora vereadora Mara Fornazari Urbano. assunto encaminhamento a resposta do requerimento 100/2025 que solicita informações acerca de ações que o hospital intermunicipal tem adotado para a capacitação de seus profissionais e para o e esclarecimento das gestantes e parturientes, promovendo em atendimento mais humanizado, seguro e respeitoso, conforme os direitos assegurados na legislação. Resposta também em anexo. <br><br><strong>Ofício nº 112/2025: </strong>Ao excelentíssimo vereador Tiago Correa, Câmara Municipal de Vereadores, assunto: informações sobre a realização de cirurgias eletivas e consultas especializadas. Resposta também em anexo. <br><br><strong>Ofício gabinete nº 102/2025: </strong>Resposta ao requerimento do vereador Silmar Galina. Resposta ao requerimento 216/2025,</p> <p>resposta em anexo. <br><br><strong>Ofício 247/2025:</strong> Resposta ao requerimento sobre estudos para regulamentação da aposentadoria especial dos servidores municipais. Resposta também anexo. também resposta às indicações 453/2025, 422/2025,438/2025 e 448/2025.</p> <p><strong>Ofício do gabinete 250/2025: </strong>Aos senhores vereadores Cidney Barbiero Filho, Dile Tonelo, encaminhamento a resposta ao requerimento 233, que solicita informações sobre a existência do projeto estudo de planejamento para a construção de salas destinadas ao funcionamento de clube de mães no bairro Novo Mundo. Resposta também anexo.</p> <p><strong>Ofício do gabinete 251/2025:</strong> Resposta aos vereadores Cidney Barbiero Filho e Tiago Correa. Encaminhamento a resposta do ofício 018/2025 que solicita informações acerca da viabilidade do projeto de lei número 12 de 2025. <br><br><strong>Ofício do gabinete 252/2025:</strong> Ao senhor presidente Cidney Barbiero Filho, encaminhamento à resposta do requerimento 241/2025 e a resposta ao requerimento 241 que solicita informações acerca do Bolsa Família. <br><br><strong>Ofício nº 255/2025: </strong>Ao Senhor Presidente Cidney Barbiero Filho e a vereadora Maria de Fátima, encaminhamento resposta ao requerimento 255/2025 que solicita informações acerca do tombamento do monumento do Cristo Redentor. Resposta também anexo. </p> <p><br><br><br><br><br></p>
05. GRANDE EXPEDIENTE
<p>Não houve explanações de vereadores em Grande Expediente.</p>
06. ORDEM DO DIA
<ul> <li>Primeiro turno de discussão e votação do Projeto de Lei nº 11/2025 de autoria do vereador Dile Tonello.</li> <li>Primeiro turno de discussão e votação do Projeto de Lei nº 25/2025 de autoria do vereador Silmar Gallina.</li> <li>Único turno de discussão e votação da Moção de Aplausos nº 19/2025 de autoria do vereador Silmar Gallina.</li> <li>Requerimentos nº 319,320 e 321,2025.</li> <li>Indicações nº 480,481,482,483,484,485,486 e 487/2025.</li> </ul>
07. EXPLICAÇÕES PESSOAIS
<p>Não houve explanações de vereadores nas Explicações Pessoais.</p>
08. PARTICIPAÇÃO DE CONVIDADOS
<p>Não houve participação de convidados na presente Sessão.</p>
09. TRIBUNA LIVRE
<p>Não houve oradores inscritos para o uso da Tribuna Livre na presente sessão.</p>
10. OCORRÊNCIAS DA SESSÃO
<p><strong>Projeto de Lei nº 11/2025: </strong>Durante a discussão sobre o projeto de lei que trata da obrigatoriedade do envio de informações relativas a contratos de locação firmados pelo município, o vereador Bruno Savarro elogiou a proposta do vereador Dile Tonello, destacando sua importância para a transparência dos atos do Executivo, mas sugeriu a retirada temporária do projeto para ajustes, principalmente no que diz respeito à legalidade e à separação dos poderes. Dile Tonello, autor do projeto, defendeu a matéria argumentando que tem havido falta de conhecimento por parte da Câmara quanto aos imóveis alugados pelo município, e que o objetivo é garantir que todos os contratos, inclusive os de concessão de barracões, passem por análise da Casa Legislativa.</p> <p>O vereador Tiago Correa reforçou a relevância do tema, apontando falhas na fiscalização por falta de acesso prévio às informações, e mencionou que muitos requerimentos enviados ao Executivo seguem sem resposta. Emanuel Venzo também manifestou apoio à proposta, lembrando que solicitou informações semelhantes no início do mandato e destacou a importância da transparência, citando inclusive o caso do SAMU, cuja realocação para um espaço inadequado poderia ter sido evitada com maior participação da Câmara.</p> <p>O vereador Silmar Gallina afirmou que o Legislativo tem o dever de fiscalizar e que, atualmente, a situação dos imóveis alugados é obscura. Defendeu que a proposta traria mais instrumentos para cumprir esse papel fiscalizatório, beneficiando a população. Já a vereadora Mara Fornazari Urbano reconheceu a intenção positiva do projeto, mas votou contra, argumentando que o artigo primeiro impõe uma exigência que fere a legislação federal, ao condicionar a celebração dos contratos à aprovação prévia da Câmara. Sugeriu, no entanto, que o texto seja remodelado para prever o envio prévio de informações, sem a exigência de aprovação legislativa.</p> <p>Encerrando as manifestações, Bruno Savarro reforçou a importância da proposta e reiterou a necessidade de ajustes no texto para evitar vícios de legalidade, sugerindo a substituição da expressão “aprovação prévia” por “envio prévio”. Por fim, Tiago Correa complementou destacando que, embora já exista legislação que obriga o Executivo a prestar informações em até 15 dias, tal norma frequentemente não é cumprida, e o projeto surge como uma tentativa de garantir, na prática, o acesso às informações por parte da Câmara.<br><br>O Projeto de Lei nº 11/2025 foi submetido à votação, sendo aprovado por maioria simples, com manifestação contrária dos vereadores Marcos Folador e Mara Fornazari Urbano.<br><br><strong>Projeto de Lei nº 25/2025: </strong>O vereador Silmar Gallina apresentou o Projeto de Lei nº 25/2025, intitulado "Escola de Paz", cujo objetivo é incentivar a participação dos pais nas atividades escolares dos filhos, promovendo maior integração entre escola e família. Em sua fala, o vereador relatou visitas realizadas aos Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs) e escolas da rede municipal, onde constatou, a partir do diálogo com professores e diretores, a baixa participação familiar no processo de ensino-aprendizagem, o que acaba sobrecarregando os educadores. Destacou que a função de educar e transmitir valores é responsabilidade da família, enquanto o papel da escola é o de ensinar o conhecimento científico. Reforçou que o projeto busca oferecer caminhos e apoio aos pais, por meio de parcerias com instituições públicas e privadas, visando melhorar a qualidade do ensino e apoiar os profissionais da educação. Silmar mencionou ainda que a iniciativa foi discutida com o sindicato da categoria e está alinhada com outras propostas voltadas à valorização e proteção dos educadores.</p> <p>Em seguida, o vereador Marcos Folador parabenizou a iniciativa, reconhecendo sua relevância diante da atual realidade educacional e das dificuldades nas relações escola-família. No entanto, apontou preocupações com a redação do projeto, especialmente no que se refere à exigência de reuniões mensais com os pais e ao prazo de 180 dias para adequação por parte dos estabelecimentos de ensino. Segundo ele, a proposta pode representar uma sobrecarga às equipes pedagógicas, que já enfrentam elevada demanda. Sugeriu que a condução do projeto fosse vinculada diretamente à Secretaria Municipal de Educação, que poderia estruturar um programa de formação e repassá-lo às escolas, evitando que cada instituição tenha que buscar individualmente apoio de profissionais como psicólogos e pedagogos. Por fim, sugeriu a retirada temporária da matéria para ajustes que tornem a aplicação mais viável.<br><br>O vereador Marcos Folador solicitou a retirada do Projeto de Lei nº 25/2025 pelo prazo de sete dias, com o objetivo de permitir melhor avaliação e adequações quanto aos prazos propostos no texto original. Colocada em votação, a solicitação de retirada de pauta foi aprovada por unanimidade.</p> <p><strong>Moção de Aplausos nº 19/2025: </strong>O vereador Silmar Gallina fez uso da palavra para defender a Moção de Aplausos nº 19/2025, destinada à Companhia de Dança Movimento, de Francisco Beltrão. Destacou que a homenagem, embora formalmente proposta por um vereador, representa o reconhecimento coletivo do Legislativo a uma entidade que tem se dedicado à promoção da cultura de forma democrática e acessível. Ressaltou a humildade e o comprometimento dos integrantes da companhia, que, como organização sem fins lucrativos, têm se esforçado para levar manifestações culturais a públicos com menor poder aquisitivo. Silmar enfatizou a dificuldade de se fazer cultura no Brasil, especialmente em cidades de menor porte, e valorizou o papel da companhia por proporcionar espetáculos de altíssimo nível à comunidade local, como as apresentações recentes do Bolero de Ravel e Lago dos Cisnes, realizadas na UNISEP. Concluiu pedindo apoio dos demais vereadores à moção, como forma de valorizar e reconhecer o trabalho daqueles que lutam para democratizar o acesso à arte e à cultura em Francisco Beltrão.<br><br><strong>Requerimento nº 321/2025: </strong>Os vereadores Bruno Savarro e Emanuel Venzo manifestaram-se favoráveis ao Requerimento nº 321/2025, de autoria do vereador Emanuel, que trata da solicitação de informações sobre férias vencidas de servidores públicos municipais. O vereador Bruno parabenizou a iniciativa, destacando a importância de ter conhecimento sobre a atual situação, lembrando que, quando assumiu a direção do Procon, identificou casos de servidores com até sete ou oito períodos de férias vencidas. Relatou que, à época, foi determinada a regularização da situação, limitando o acúmulo de períodos. Alertou ainda que, caso esses servidores se aposentem sem usufruírem as férias, o valor a ser indenizado pode representar um ônus significativo para os cofres públicos. Solicitou, inclusive, para subscrever o requerimento.</p> <p>O autor da proposta, vereador Emanuel Venzo, explicou que a iniciativa surgiu após ser procurado por servidores relatando que o setor de Recursos Humanos não estaria dando encaminhamento às férias vencidas, mesmo após longos períodos de espera. Ressaltou que a prática é comum na administração pública, mas que é necessário entender as razões para que se possa buscar soluções. Reforçou a necessidade de esclarecer a situação e também solicitou que o nome do vereador Bruno fosse incluído como coautor do requerimento.<br><br><strong>Indicação nº 481/2025: </strong>O vereador Emanuel Venzo comentou sobre a Indicação nº 481/2025, justificando que a proposta surgiu a partir de solicitações feitas por moradores e comerciantes da Avenida Antônio Silvio Barbieri. Relatou que a região apresenta problemas estruturais, sendo um local úmido e com iluminação deficiente, o que tem prejudicado especialmente os estabelecimentos comerciais situados na área. Destacou a necessidade de melhorias nos contornos da avenida e solicitou que o poder público dê atenção especial ao local, promovendo as intervenções necessárias para melhorar as condições de circulação e segurança. Finalizou agradecendo e reforçando o pedido de atenção por parte da administração municipal.<br><br><strong>Indicação nº 483/2025: </strong>A vereadora Maria de Fátima justificou a Indicação nº 483/2025, que solicita a realização de estudo técnico para viabilizar melhorias no acesso ao Centro de Atendimento 18 Horas. Relatou que, após ser procurada por moradores e pacientes, esteve no local e constatou dificuldades enfrentadas por quem precisa estacionar nas proximidades, especialmente devido à presença de poças de água e à ausência de um recuo adequado para embarque e desembarque. Destacou que a situação afeta diretamente pais e responsáveis que levam crianças para atendimento, muitas vezes precisando estacionar longe e caminhar com as crianças no colo. Reforçou a necessidade de atenção urgente por parte do Executivo para garantir condições mais dignas e acessíveis à população que utiliza o serviço.<br><br>O vereador Policial Oberdan manifestou apoio à Indicação nº 483/2025, de autoria da vereadora Maria de Fátima, parabenizando-a pela iniciativa e reforçando a importância de melhorias no acesso ao Centro de Atendimento 18 Horas. Destacou que o Executivo deve priorizar a estrutura nos espaços de saúde, principalmente quando já existem alternativas viáveis. Citou a existência de um terreno público ao lado do CAIC, pertencente ao próprio município, que poderia ser utilizado para a criação de um estacionamento, sem a necessidade de permutas ou altos custos. Enfatizou que, se há investimentos sendo feitos em estacionamentos para áreas de lazer, como pistas de caminhada, é ainda mais justificável que tais melhorias sejam feitas em locais de atendimento à saúde, beneficiando diretamente a população.<br><br><strong>Indicação nº 485/2025: </strong>Os vereadores Pedro Tufão Filho e Dil Tonello apresentaram a Indicação nº 485/2025, solicitando a construção de calçadas nas ruas Tabajara e Tupiniquim, que interligam os bairros São Francisco, Novo Mundo e São Miguel. Pedro destacou que a demanda é recorrente, especialmente pelo grande fluxo de pedestres, incluindo alunos que se deslocam entre os bairros, enfrentando dificuldades devido à ausência de calçadas e à necessidade de melhorias na tubulação. Reforçou a importância de incluir a via em um futuro cronograma de obras, mencionando a proposta da criação do Fundo das Calçadas.</p> <p>O vereador Silmar Gallina, ao apoiar a indicação, relembrou que o tema da acessibilidade já gerou mais de 20 indicações nesta legislatura, enfatizando a urgência de um olhar mais atento por parte do Executivo. Destacou a importância de se avançar na pauta da mobilidade urbana, independentemente do que foi feito no passado, e reiterou a necessidade da criação do Fundo das Calçadas para captar emendas parlamentares e viabilizar intervenções, principalmente em trechos com grande fluxo de pedestres, como os acessos aos bairros Jardim Floresta e Jardim Itália. Ressaltou ainda que, embora a obrigação legal das calçadas seja do proprietário, a responsabilidade pela acessibilidade cabe ao poder público.<br><br><strong>Indicação nº 487/2025: </strong>O vereador Silmar Gallina justificou a Indicação nº 487/2025 mencionando visitas realizadas em unidades de saúde do município, onde identificou a ausência de aparelhos celulares, o que dificulta a comunicação direta com os pacientes. Destacou a praticidade do uso de celular, mesmo reconhecendo a utilização do WhatsApp Web como alternativa.</p> <p>A vereadora Aline Biezus explicou que a maioria das unidades utiliza o WhatsApp Web, instalado nos computadores das unidades, para informar pacientes sobre exames e consultas. Alertou, porém, que o uso de celular por servidores pode gerar interpretações negativas pela população. Ressaltou que o sistema de comunicação via WhatsApp é funcional e essencial.</p> <p>O vereador Fernando Misturini parabenizou a secretária de Saúde, Cíntia, pela contratação de atendentes nas unidades, medida tomada após reivindicações. Reforçou o apoio à indicação de Gallina, enfatizando a necessidade de cada unidade de saúde ter um número de WhatsApp exclusivo para facilitar a comunicação com os usuários, especialmente após a solução da falta de pessoal administrativo.</p> <p>A vereadora Anelise Marx destacou a ampliação do quadro de funcionários administrativos nas unidades e o uso eficiente do WhatsApp Web. Acrescentou que o aplicativo "Mais Saúde Cidadão" tem sido fundamental para agilizar atendimentos e reduzir filas, sobretudo em períodos de frio, evitando que a população precise ir presencialmente às unidades para resolver demandas básicas.<br><br><strong>Indicação nº 487/2025: </strong>O vereador Marcos Folador explicou que a Indicação nº 487/2025 foi apresentada por ele e pela vereadora Mara Fornazari Urbano, solicitando ao Executivo a inclusão de vagas específicas no concurso público recentemente lançado. Destacou a ausência de cargos como fonoaudiólogo e psicólogo no edital, apesar das discussões anteriores na Câmara sobre a necessidade desses profissionais, especialmente na área da educação especial. Reforçou que o Executivo deve dar mais atenção às pautas debatidas no Legislativo e criticou a falta de consideração por parte da gestão atual e anteriores quanto às sugestões dos vereadores. Reconheceu como ponto positivo o fato de a atual gestão permitir comentários públicos nas redes sociais, diferentemente da anterior. Por fim, defendeu que, caso essas vagas não sejam incluídas neste concurso, que se abra um processo emergencial para contemplá-las, enfatizando que Francisco Beltrão precisa avançar em políticas públicas fundamentais e pode ser pioneira, bastando iniciativa e vontade política.</p> <p> </p> <p> </p> <p> </p>